Foto: Reprodução
É uma iniciativa comum de todo novo prefeito pintar os órgãos e equipamentos públicos com as cores dos seus respectivos partidos ou que usam nas campanhas eleitorais. Pois bem, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foi para cima da Prefeitura de Buíque e recomendou que o prefeito Túlio Monteiro (MDB) obedecesse a Lei Orgânica Municipal na questão das cores. Ele havia ordenado a equipe a pintar tudo de vermelho, verde e azul. Não escapou nem o Brazão oficial da cidade.
De acordo com o MPPE, o gestor acatou a recomendação e vai trocar tudo por azul, amarelo e branco, que estão presentes na bandeira oficial.
Conforme o Ministério Público, o documento, assinado pelo promotor de Justiça Maurício Carvalho, foi expedido após a instauração do Procedimento Administrativo nº 02822.000.012/2025, que identificou indícios de promoção pessoal por parte do atual prefeito. A recomendação também foi endereçada à Câmara de Vereadores.
O MPPE recomendou exclusivamente ao prefeito Túlio Monteiro que se abstenha de utilizar, nos prédios públicos e em eventos oficiais, cores que remetam à sua campanha política. Também deve garantir a adequação de todas as identificações visuais do município, incluindo veículos, logradouros, redes sociais e documentos oficiais, ao brasão e às cores previstas na legislação municipal.