Ministro Silvio Filho apresentará investimentos de R$ 70 bilhões na viagem a Ásia

Foto: Divulgação

 

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está a caminho de Dubai, nos Emirados Árabes, integrando a comitiva do presidente Lula, para participar da COP 28, mas também vai tratar de negócios no continente asiático. Ele apresentará uma carteira de investimentos superior a R$ 70 bilhões e boas práticas ambientais da sua pasta ao governos locais e também a setores empresariais. Além de Dubai, Silvio irá a Riade, na Arábia Saudita, e a Doha, no Catar, com o mesmo objetivo de atrair investimentos.

Silvio quer ampliar a discussão sobre a vinda de mais companhias aéreas internacionais para o Brasil, visando aumentar a malha aérea, o que possibilitará a concorrência por preços das passagens mais acessíveis a população brasileira. Ainda no setor aéreo, o ministro apresentará o plano regional de aviação buscando atrair empresas lown cost. Ele também apresentará o potencial dos Portos e hidrovias do país, que são responsáveis por 95% da movimentação do PIB brasileiro.

Entre as questões que serão postas na mesa, Silvio Costa Filho tratará sobre os trabalhos para o início da produção do combustível renovável para a aviação civil, o SAF; corredores hidroviários verdes e o processo de descarbonização dos portos. Em Riade, ao lado da comitiva do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e outros ministros brasileiros, Costa Filho se encontrará com o príncipe saudita, Abdulaziz Al Salman, e o CEO do Grupo Aramco, Amin H. Nasser. O encontro será o Ministério da Energia.

Em seguida, Silvio Costa se reunirá com representantes do Fundo de Investimentos da Arábia Saudita e o governador do Fundo Nacional de Desenvolvimento, Sr. Stehen P Groff. Ainda na segunda-feira, o ministro Silvio Costa Filho se reunirá com o ministro dos Transportes, Saleh Al-Jasser; e visitará as instalações do terminal portuário da Red Sea Gate e a empresa nacional de carga, Bahri.

Costa Filho finalizará o dia em reunião com o ministro do Fundo de Investimentos da Arábia Saudita. Em Riade, Costa Filho segue com reuniões até o dia 30, quando embarca para Doha, no Catar. Em Doha, Silvio Costa Filho se encontrará com o ministro de Comércio, Xeique Mohammed bin Hamad Al Thani; o vice-presidente da Qatari Businessmen Association, Xeique Nawaf Bin Nasser Al-Thani, e o CEO da Qatar Investment Authority, Mansoor Ebrahim Al-Mahmoud; e participa de assinatura de atos ao lado do presidente Lula.

“Essa será uma grande oportunidade de mostrar ao mundo o grande potencial que o Brasil tem para se investir e se desenvolver com sustentabilidade e segurança jurídica. Sob a liderança e orientação do presidente Lula, temos uma carteira de grandes iniciativas nos nossos portos, aeroportos e hidrovias que dialogam com práticas sustentáveis como a produção do combustível renovável para a aviação, os corredores hidroviários verdes e a busca pela descarbonização dos nossos portos”, disse Costa Filho.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade