Fotos: Edson Holanda/PCR
O Recife se tornou, nesta segunda-feira (27), a primeira cidade do Brasil a formalizar uma nova modalidade de convênio dentro do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal. Os convênios vão permitir que pacientes da rede municipal tenham acesso a consultas e procedimentos de média e alta complexidade, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo mais agilidade e equidade no atendimento à população. Serão R$ 35 milhões do Governo Federal que vão garantir mais de 6,8 mil procedimentos por ano.
A assinatura, realizada no gabinete do prefeito João Campos (PSB), contou com a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e de representantes do Imip, do Hospital Santo Amaro (Santa Casa) e do Hapvida, instituições que passam a integrar a iniciativa.
“O Hapvida, o Hospital Santo Amaro da Santa Casa e o Imip, que é o maior hospital 100% SUS do Brasil, assinaram parceria com a cidade do Recife para realizar milhares de procedimentos em pessoas que estão na fila do SUS. Isso será custeado pelo Governo Federal e executado em parceria com a Prefeitura do Recife”, falou João Campos.
Mozart Sales considera que esse convênio com o Recife demonstra que é possível unir esforços do poder público, de hospitais filantrópicos e da rede privada em favor da população. “A essência do Agora Tem Especialistas é garantir que o direito à saúde aconteça na prática, com acesso ampliado e filas menores”, destacou o secretário de Atenção Especializada à Saúde.
Com esse convênio, os recursos que seriam destinados ao Hapvida para ressarcimento serão substituídos por atendimentos a pacientes da fila de espera por consultas e cirurgias. Já o Imip e a Santa Casa farão o abatimento de dívidas e impostos, inclusive futuros, em troca dos atendimentos prestados.
Os serviços ofertados pelas três instituições abrangem procedimentos de média e alta complexidade, desde cirurgias simples, como hérnia e vesícula, até atendimentos em ortopedia e oncologia.