Foto: Reprodução
Filho do deputado estadual e ex-prefeito Luciano Duque (SD), Miguel Duque foi lançado pelo Podemos na disputa pela Prefeitura de Serra Talhada, neste domingo (16). Foi a alternativa que seu grupo político encontrou, depois que a candidatura de Luciano foi vetada pela direção estadual do Solidariedade, em prol da reeleição da prefeita Márcia Conrado (PT). No seu discurso, Miguel falou que chegou o momento de ter coragem e ousadia para compreender o desejo da população serratalhadense. E avisou que não está preocupado pelo fato de a ex-aliada ter apoio do presidente Lula (PT) e da governadora Raquel Lyra (PSDB). Miguel conta com apoios do PRD, Agir e PDT.
“O grupo de lá diz que a gente é pequeno, mas aqui tem 60 candidatos a vereador. São lideranças de cada bairro, da Zona Rural, de cada rua, de cada localidade que compreendem que o desejo do povo não é o desejo do que está posto aí. Os poderosos querem fazer que a gente acredite que só tem um caminho, que em Serra Talhada está tudo bem”, disse Miguel.
Ao se referir ao pai, o pré-candidato disse que “esse não é o futuro que a gente sonha para nossa terra, o futuro que Luciano sonhou”. “Chega o momento que é preciso ter coragem, ousadia, não abaixar a cabeça para aqueles que acham que mandam no povo. É preciso coragem para mostrar que dá para fazer diferente. Do lado de lá, que se unam com os políticos, que se abracem com os poderosos, com governador(a), com presidente, com quem quiserem. Meu compromisso é um só, com o povo da minha terra”, disparou Miguel Duque.
Apesar da boa relação que tem com Márcia Conrado, por ser sua vice-presidente na Amupe, o prefeito e presidente do Podemos, Marcelo Gouveia, não poupou nas palavras, ao defender a candidatura de Miguel. “Enquanto o outro lado faz aliança com Deus e o diabo para poder retirar sua candidatura, Luciano Duque, nossa aliança é com o povo. Vamos juntos de mãos dadas com essa aliança, com a essa força e com essa time forte que já fez e fará muito mais por essa cidade. A gente vê, olhando nos olhos de vocês, que Serra Talhada pede ajuda. Vamos mostrar juntos que quando o povo quer, pode ter certeza que a vitória é garantida”, discursou Marcelo Gouveia.
Rival da prefeita Márcia Conrado, desde que romperam em 2022, Luciano Duque condenou as alianças feitas por ela com antigos adversários. Um dos novos aliados da petista é o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira. “Com muita tristeza posso dizer a todos vocês que nós vimos ela levar a oposição todinha que ela combateu para governar junto com ela. E então o projeto que nós escolhemos para melhorar Serra Talhada e para trazer desenvolvimento ficou para trás, porque o que prevaleceu foi o interesse político, foi o interesse menor, foi o ajuntamento daqueles que não pensam nessa terra”, disse o deputado.
Duque ressaltou que seu filho representa todos os seus sonhos que foram impedidos de serem levados adiante, em virtude da da decisão do seu partido. “Eu tenho certeza, Miguel, que nessa sua caminhada, as pessoas vão entender e vão compreender que você hoje incorpora um sonho que não é um sonho seu, é um sonho de todos nós, do povo dessa terra, e que vai fazer no dia 6 de outubro a maior vitória, porque a vitória gostosa é aquela que vem de virada. É quando as pessoas vão se dar as mãos e dizer que Serra Talhada precisa voltar a sonhar, gerar emprego, ter uma saúde melhor, precisa ter um prefeito jovem, antenado com o futuro e que queira verdadeiramente mudar a história dessa terra”, cravou.