Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mais um presídio é desativado em Pernambuco devido às condições precárias

Foto: Cristiano Regis/Seap

Mais um presídio foi desativado pelo Governo dos Estado. Dessa vez foi Asp. Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), que integrava o Complexo Prisional do Curado (CPC), no Recife. Cerca de 300 presidiários já haviam sido transferidas para o Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb) e para o Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no próprio Complexo do Curado. Os últimos 30 foram retirados nesta sexta-feira (30). Recentemente, o Presídio Barreto Campelo, em Itamaracá, encerrou as atividades.

A desocupação do Pamfa vinha ocorrendo, de forma gradativa, desde de março de 2025. A razão para a desativação da unidade foram as condições precárias do prédio e a oferta de melhor habitabilidade nas unidades de destino. Dessa forma, há também o melhor fluxo de efetivo. 

De acordo com o Governo, a iniciativa faz parte do programa Juntos pela Segurança. O objetivo de reestruturar o sistema penitenciário do Estado e promover a completa ressocialização da pessoa presa. Hoje, inclusive, teve início a demolição do Pamfa.

“A desativação do Pamfa é mais um passo que o Governo de Pernambuco dá para a reestruturação completa do seu sistema penitenciário. Esse movimento se une a muitos outros, como a desativação da Barreto Campelo, em Itamaracá, para que nosso Estado tenha instalações prisionais onde, de fato, aqueles que aqui cumprem pena sejam ressocializados com dignidade e os servidores que lá atuam possam trabalhar com segurança. Nossa missão está apenas começando”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

“O dia de hoje é um marco para o sistema penal do Estado. O Pamfa serviu durante muitos anos ao Estado, mas devido à situação precária do prédio e das poucas condições de habitabilidade, não só a desativação, mas a demolição do espaço foi inevitável”, afirmou Paulo Paes, secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade