Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mais recursos

Ontem foi dia de troca de comando na Associação Municipalista de Pernambuco, com Marcelo Gouveia substituindo Márcia Conrado na presidência, mas muito se falou em busca e melhor divisão de recursos, desoneração de folha de pagamento, reforma tributária. Antes da cerimônia, o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, firmou o Termo de Cooperação com a Amupe para estimular, fomentar e orientar as prefeituras a captarem recursos. Na sua explanação, ele também procurou tranquilizar os prefeitos de que não haverá perdas no repasse do ICMS. Lembrando que, no ano passado, foi aprovado o aumento da alíquota do imposto de 17% para 20,5%. Marques mostrou que, em 2020, apenas três municípios tiveram perdas nominais de receita; em 2021, foram cinco, mas em 2022, como reflexo da pandemia, 130 cidades pernambucanas ficaram no prejuízo. No ano passado, caíram para 22. Neste ano será perda zero, conforme o secretário de Planejamento. De acordo com ele, a previsão é que sejam repassados R$ 665 milhões de ICMS para os municípios, valor R$ 102 milhões superior ao de 2023. Além disso, deverá haver crescimento variando de 22% a 57% no Fundo de Participação dos (FPM), conforme a cidade. Na mesma cerimônia, a governadora Raquel Lyra voltou a afirmar que 2024 é o ano do sim para os prefeitos.

Perdeu secretário

A prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB), busca um novo secretário de Agricultura. O ex-auxiliar Deny Lapenda teve que retornar ao IPA, anteontem, atendendo ao chamado do Governo do Estado. Ele foi deslocado para a unidade de Orobó. Ontem, a governadora Raquel Lyra afirmou que cada caso é discutido com os municípios.

Página virada

O presidente reeleito Paulo Ziulkosky disse que a eleição da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) passou e agora é o momento de união dos municípios. Na disputa pelo comando da CNM, a direção da Amupe apoiou a Chapa 2, que foi derrotada.

Sem adversário?

Agora vice-presidente da Amupe, Márcia Conrado (PT) focará na reeleição em Serra Talhada. E como vai ser a disputa? “Está difícil saber quem vou enfrentar. Cada dia tem um candidato diferente!”, respondeu. Lá tem os grupos Oliveira e de Luciano Duque contra ela.

Equilíbrio das contas

Uma das grandes preocupações nos finais de mandatos executivos é com o fechamento das contas, por isso o TCE está preparando uma cartilha para os prefeitos. O presidente do Tribunal, Valdecir Pascoal, disse que o objetivo é orientar os gestores para chegarem, no dia 31 de dezembro, com as finanças dos municípios equilibradas.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade