Mais recursos

A grande maioria dos prefeitos reclama dos parcos recursos que têm para tocar as suas administrações. Mas, nesses tempos de eleições municipais, cada um que relate os avanços que conseguiu na cidade, quer seja porque está tentando a reeleição ou por querer eleger um aliado. Segundo avalia o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, duas questões recentes vêm favorecendo as finanças municipais. Uma é a desoneração da folha de pagamentos, que reduziu, temporariamente, a alíquota da previdência social de 20% para 8%, e que deveria ser prorrogada até 2027. Após muita discussão, o Governo Lula recuou da intenção de voltar à alíquota de 20% já neste ano. Gouveia se diz otimista com a aprovação do projeto de lei, no Congresso Nacional, daqui a 45 dias. Tem município pernambucano que está economizando R$ 700 mil por mês. O presidente da Amupe diz que a desoneração beneficia mais as prefeituras que estão no Regime Geral da Previdência. Quem não está gostando dessa situação é o setor das indústrias, que ameaça recorrer à Justiça. Outra ajuda importante para as prefeituras, de acordo com Marcelo Gouveia, é a redistribuição do ICMS, que o Governo Raquel Lyra vem fazendo. “Está ajudando muito os municípios. Há cidade que teve um incremento de 100%. Em Paudalho, onde sou prefeito, a média do valor de participação do ICMS repassado 50%. E nenhum município recebe abaixo de 10%”, conta o presidente da Amupe. Essa redistribuição gerou muita polêmica porque alguns municípios que têm maior participação no ICMS não pretendiam sofrer prejuízos. Mas, como se sabe, tudo foi resolvido.

Orientações do TRE

O TRE vem demonstrando que não dará moleza aos candidatos, haja vista as multas aplicadas a quem faz campanha antecipada. Por isso, é bom que os dirigentes dos partidos compareçam à reunião da próxima sexta-feira, para ouvir as orientações sobre legislação eleitoral. Tem novidades, principalmente no uso da inteligência artificial.

Armando com Mano

Teve quem estranhasse a visita do ex-senador Armando Monteiro Neto ao prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), porque o Podemos apoia Clarissa Tércio (PP). Mas Armando avisou ao seu partido que está com o candidato do PL, nas eleições deste ano.

Cotado para vice

Cresce a possibilidade de o ex-presidente da Agência de Desenvolvimento de Olinda, Chiquinho (SD), ser o vice da candidata a prefeita Mirela Almeida (PSD). Ele é amigo de longas datas do prefeito Lupércio (PSD). Tem até questão de gratidão familiar no contexto.

Agenda conjunta

Os senadores Fernando Dueire (MDB) e Humberto Costa (PT) terão agenda conjunta, no final de semana. Irão aos municípios de Carnaíba, Flores e Salgueiro para fazer entregas de equipamentos, participarão de ordens de serviço e da inauguração de uma UPA. As conversas políticas com prefeitos e aliados sertanejos estão no roteiro. É ano de conquistar prefeituras visando 2026.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade