Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Maioria dos vereadores aprova indicação para armar Guarda do Recife. Decisão cabe a João Campos

Foto: Phillipe Jonathan/Divulgação

A decisão de armar a Guarda Municipal do Recife está nas mãos do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Isso porque a Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (13), indicação do líder da oposição, Alcides Cardoso (PL), com 15 votos a favor e seis contra. Cardoso contou com apoio de vereadores da base governista e até do petista Osmar Ricardo. O liberal argumentou que o Recife é a única capital do Nordeste que tem a Guarda desarmada. A esperança dele é que, com a saída de Murilo Cavalcanti da Secretaria de Segurança Cidadã, o novo titular, Gabriel Cavalcante, entenda a importância dessa iniciativa.

“A aprovação da nossa indicação para que a Guarda Municipal seja armada é uma forma de reforçar essa pauta prioritária que defendemos desde o início do mandato. É um absurdo que Recife seja a única capital do Nordeste que ainda não armou a sua Guarda. Isso vai contra a legislação federal que inclui as Guardas Municipais como integrantes do Sistema Único de Segurança e contra decisões do Supremo Tribunal Federal que reconhecem as instituições como polícias e assegura que seus membros possuem direito ao porte de arma de fogo em serviço, independentemente do número de habitantes do município. É preciso que o prefeito João Campos faça convênios com as Polícias Federal e Militar, por exemplo, para o treinamento do efetivo da Guarda e avance logo com o armamento da corporação”, disse Alcides Cardoso.

O líder da oposição avalia que o prefeito João Campos deveria assumir a responsabilidade que o município tem na política de segurança pública. “Enquanto isso, os guardas municipais não podem contribuir na defesa dos cidadãos recifenses com o devido treinamento e armamento. Uma política de segurança eficiente vai muito além do Compaz, mas o prefeito segue se omitindo”, afirmou Alcides Cardoso.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade