Lula e Raquel inauguram Estação elevatória da Adutora do Agreste. Mais três municípios são abastecidos

Foto: Sandy James/DP

Mais três municípios pernambucanos passam a ser abastecidos com as águas da Transposição do Rio São Francisco, ampliando para nove. A previsão é que, a partir de 2026 sejam alcançadas 23 cidades, beneficiando 1,3 milhão de pessoas. Nesta quinta-feira (4), o presidente Lula (PT) e governadora Raquel Lyra (PSDB) acionaram o funcionamento da Estação Elevatória da Adutora do Agreste, no distrito de Ipojuca, em Arcoverde. Agora as águas estão chegando a Caruaru, São Caetano e Brejo da Madre de Deus. Também participaram do evento, a governadora Raquel Lyra (PSDB), os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Até o momento, o Governo Federal investiu R$ 1,2 bilhão e o Governo do Estado, R$ 200 milhões.

Com essa nova etapa, o bombeamento passa de 200 litros de água por segundo para 600 litros, captando pela primeira vez do Ramal do Agreste, que inicia em Sertânia e chega a Arcoverde. Até então, o líquido tinha origem apenas na Adutora do Moxotó para abastecer Arcoverde, Alagoinha, Belo Jardim, Pesqueira, Sanharó e Tacaimbó.

O sistema é composto por unidades de captação, adutoras de água bruta, estação elevatória de água bruta, reservatório de água bruta, estação de tratamento, adutoras de água tratada e estações elevatórias de água tratada.

Na sua fala, Lula ressaltou que o milagre da Transposição do Rio São Francisco aconteceu porque o povo teve fé em Deus permitiu que um retirante nordestino sem diploma fosse eleito presidente da República.

“Minha obsessão por água é porque, com sete anos, ia buscar água no açude. Água que tinha xixi e cocô de animais. Levava pra casa e botava no pote para beber. Ninguém acreditava que fosse possível fazer a Transposição do São Francisco. Se não acreditassem em Deus, se não tivessem fé, não votariam em um nordestino sem diploma. Um retirante nordestino, que saiu para não morrer de fome, voltou para fazer a Transposição. Eu sei o que banho de cuia”, falou.

A governadora Raquel Lyra mais uma vez fez questão de agradecer as parcerias com o Governo Federal e o presidente. “Não é uma conquista minha, mas do povo de Pernambuco, que lutou muito por isso. Hoje ainda tem mulher que carrega balde na cabeça, como sua mãe fez”, disse Raquel se referindo a Dona Lindu, mãe de Lula. A governadora lembrou que foram 13 anos de espera pela Adutora do Agreste, que agora se tornou realidade.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade