Lula defende ampliação de ministérios e novos concursos públicos

Foto: Reprodução/CanalGov

Do Correio Braziliense

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (21), que pretende fazer novos concursos para ampliar o quadro de funcionários federais. Durante sua live semanal, Conversa com o Presidente, o chefe do Executivo defendeu a ampliação do número de ministérios, que em seu governo saltou de 22 para 38.

Segundo ele, a nova estrutura não tinha o objetivo de aumentar cargos, mas o número de funcionários agora é desproporcional. “Nós recriamos os ministérios com uma decisão que não iríamos aumentar um único cargo. Ou seja, só para você ter ideia, nós remontamos o governo, recriamos os ministérios, com menos funcionários que tínhamos no governo em 2010. Nós vamos ter que fazer concurso”, disse.

Entre as novas pastas estão os ministérios dos Povos Indígenas, das Mulheres e da Igualdade Racial. Segundo o petista, essa ampliação foi “extremamente importante para a relação com segmentos muito ativos da sociedade”.

“Obviamente vamos ter que fazer mais concursos para preencher e atender a demanda de funcionários. Como é que vamos ter fiscais para combater o desmatamento, combater as queimadas?”, questionou.

Concurso unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, em setembro, a criação do Concurso Nacional Unificado do serviço público federal. Cerca de 20 órgãos e entidades da administração federal aderiram ao novo modelo de seleção de servidores.

A ideia é criar algo similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado simultaneamente em todo o país. O certame foi dividido em duas partes, por meio de provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos, e de provas específicas e dissertativas por blocos temáticos, de acordo com a área escolhida pelos participantes.

O edital está previsto para ser publicado no dia 20 de dezembro, com a aplicação de provas entre fevereiro e março de 2024. Serão 6.640 vagas com salários iniciais que podem chegar na casa dos R$ 22 mil.

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/11/6658644-lula-defende-ampliacao-de-ministerios-e-novos-concursos-publicos.html

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade