Fotos: Divulgação
A campanha eleitoral de rua começa, oficialmente hoje, em Goiana. Dois candidatos disputam a eleição suplementar marcada para o dia 4 de maio, em virtude da anulação do pleito de 2024. O prefeito interino Eduardo Batista (Avante) está no cargo desde 1º de janeiro, na condição de presidente da Câmara de Vereadores. Seu concorrente é o ex-vereador e ex-vice-prefeito Marcílio Régio (PP). Batista marcou a largada da sua campanha para as 19h, com um ato político no Galpão de Mário do Peixe, Vila Operária. Ele lançará o programa de governo Acelera Goiana, com a promessa de investir R$ 800 milhões até o final de 2028. Entre os compromissos do candidato do Avante está a “instalação de câmeras de monitoramento na sede, nos distritos, nas praias e nas escolas”. Eduardo Batista também investirá recursos para armar, equipar e qualificar a Guarda Municipal. Já o candidato Marcílio Régio iniciará a campanha de rua com um adesivaço na Praça da Bíblia, a partir das 17h, reunindo seus apoiadores e com a presença do principal cabo eleitoral, ex-prefeito Eduardo Honório (UB). No seu programa de governo estão a construção de um hospital municipal, conclusão da nova feira, o programa de qualificação profissional voltado para demandas do parque industrial, Educação Digital e a inclusão de novos idiomas na grade curricular da rede municipal. Cabe agora aos eleitores avaliar a melhor opção para Goiana.
Três apoios separados
A governadora Raquel Lyra (PSD) tem apoio dos três principais grupos políticos de Serra Talhada, mas a situação de lá está cada um por si. Não há certeza de que a prefeita Márcia Conrado (PT) apoiará a sua reeleição; Sebastião Oliveira (Avante) não está tão contente com Márcia; e o deputado Luciano Duque (SD) não se entende politicamente com ambos.
Matuto: sem leilão
Na avaliação do deputado Júnior Matuto (PSB), a saída do Avante da aliança com o PSB ocorreu “porque o prefeito João Campos não entrou em leilão”. “João tem que continuar ganhando no Recife. Quando o povo der os sinais, vamos ver para onde os partidos irão”, acrescentou.
Aglailson: acertou
Outro deputado do PSB prestigiou a posse do secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca (Avante), e elogiou a escolha. “Manuca vai ajudar a governadora Raquel Lyra e Pernambuco para poder avançar cada vez mais”, disse Aglailson Victor no discurso.
Pressão sobre Hugo Motta
O deputado Pastor Eurico (PL) disse que haverá pressão sobre o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Rep-PB), para que o projeto da anistia entre na pauta. “Sou a favor da punibilidade, mas não de forma arbitrária. Hugo Motta tem esse compromisso”, disse. Eurico também esclarece que a anistia não é para Jair Bolsonaro, e sim para os manifestantes do 8/01.