A assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) foi marcada por momentos de emoção, com a eleição do deputado estadual José Patriota (PSB)para presidente de honra da entidade que presidiu por 10 anos. Por motivo de saúde, Patriota não pôde comparecer pessoalmente, mas enviou um vídeo agradecendo a homenagem prestada pelos prefeitos pernambucanos. Ele foi eleito por unanimidade.
“Agradeço ao presidente Marcelo Gouveia, à diretoria e a todos os amigos e amigas que referendaram este reconhecimento. Juntos alcançamos muitas conquistas para o municipalismo em Pernambuco e no Brasil. Iniciamos em 2013 com o desafio de reestruturar a luta municipalista, diante de uma grande seca, que desafiava todas as administrações. Em curto espaço de tempo, tivemos 100% dos municípios associados”, relembrou Patriota.
Na mensagem de vídeo, o presidente de honra da Amupe ressaltou os desafios que enfrentou junto com os prefeitos, a exemplo da pandemia, e garantiu que virão novas conquistas. “Eu vou estar sempre vibrando cada novo avanço da Amupe e dos nossos municípios. E, claro, sempre que puder irei contribuir com esta casa, que hoje me homenageia. O nosso mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco é uma extensão das causas que montaram nossa caminhada e, sem dúvidas, o municipalismo é uma delas, enfatizou.
O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), foi quem recebeu o certificado de presidente de honra em nome de José Patriota. Muito emocionado por conta situação de saúde do amigo, Sandrinho recitou um poema que fala sobre a resiliência e história do povo do Sertão do Pajeú. “Patriota é advindo da zona rural, trabalhou e encarou os problemas de forma altiva. Sempre foi um ser revolucionário. Patriota é um construtor de sonhos. Ele transpira esperança. Se encontra adoentado e um dos motivos foi a luta em prol do povo, sem dormir direito, comendo fora de hora, mas nunca se recusou em dar a vida. Continuemos sonhando. Essa é a grande homenagem a esse grande homem”, assinalou o prefeito.
Para o presidente da Amupe, a eleição de José Patriota para presidente de honra, “é uma honraria que não poderia de se fazer”. “Patriota não tem só esse título, mas tem o direito de falar em nome da Amupe em todo o Brasil”, acrescentou.