Foto: Reprodução
Do Diario de Pernambuco
O prefeito do Recife, João Campos, protocolou nesta quarta-feira (9) o processo formal de armamento da guarda municipal junto à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco. O anúncio foi feito no final do dia nas redes sociais do prefeito que se reuniu com o superintendente da PF no Estado, delegado Antônio de Pádua. Segundo o prefeito, essa formalização vai permitir que o armamento gradual comece a ocorrer no próximo ano.
Veja o que disse o prefeito:
”Hoje, me reuni com o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Antônio de Pádua, para tratar um tópico importante da segurança pública da nossa cidade. Demos o primeiro passo formal para o armamento gradual da Guarda Municipal do Recife”, explicou João em suas redes sociais.
”Este compromisso foi firmado em 2024, e o processo de armamento da Guarda Municipal deve passar por várias etapas, inclusive burocráticas, para garantir toda a segurança nesta implementação. Para isso, serão criadas a Corregedoria e Ouvidoria próprias e todos os agentes precisarão passar por avaliações psicológicas, além de completarem o treinamento necessário”, diz ele.
A postagem segue: ”A Guarda também vai ganhar novas atribuições, como o patrulhamento dos bairros, e os agentes armados usarão bodycams, câmeras coladas aos uniformes, para garantir transparência e segurança. O armamento da guarda será um processo sério e responsável, que vai priorizar a segurança dos recifenses e o treinamento rigoroso dos guardas municipais”.