Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Ex-candidato a prefeito de Igarassu, Miguel Ricardo assumiu a Secretaria de Saneamento do Recife, nesta quinta-feira (19), por uma indicação do partido Republicanos. A escolha, inclusive, partiu do presidente da sigla em Pernambuco, o ministro Silvio Costa Filho. Miguel foi empossado pelo prefeito João Campos (PSB) e substitui o correligionário George Scavuzzi, que passou a ser secretário executivo. Miguel é filho do deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos).
“Miguel chega para somar através da sua juventude e capacidade de trabalho. Temos obras e intervenções importantes para acontecerem nos próximos anos e já alinhamos com ele quais são as prioridades. Tenho a convicção de que juntos podemos fazer o trabalho avançar ainda mais”, afirmou João Campos.
Formado em Administração e com pós-graduação e MBA em gestão, Miguel disse que leva a sua experiência na gestão pública e no setor privada para contribuir com a administração recifense. “Vamos iniciar esse trabalho junto ao prefeito João Campos, tendo a referência de tudo o que ele já vem realizando ao longo desses anos, um histórico de muitas obras e realizações de grande impacto. Estou feliz de me unir a esse time que vem promovendo tantas transformações positivas no Recife”, destacou o novo secretário de Saneamento.
A Secretaria de Saneamento do Recife foi criada com o objetivo de ampliar o alcance dos serviços de saneamento na cidade, especialmente nas áreas mais carentes do Recife. A meta é desenvolver planos, programas, projetos e obras, com recursos próprios e em parceria com os governos estadual e federal.
Atualmente o foco da secretaria está sobre os sistemas de esgotamento sanitário de Cordeiro e do Beberibe, contendo obras de coleta, transporte e tratamento de esgoto para essas regiões. Além das obras dos dois sistemas, a Secretaria também abarca obras de mobilidade, de ligações intradomiciliares e projetos para recuperação de corpos hídricos.
A secretaria possui ainda na sua gestão o projeto de urbanização integrada de diversas comunidades de interesse social no Recife, esses projetos são desenvolvidos em parceria com o Promorar e visam trazer infraestruturas básicas para essas comunidades, integrando-as ao restante da cidade, porém, mantendo a identidade e vocação urbana desse território.