O prefeito João Campos (PSB) e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, vistoriaram, nesta quinta-feira (2), as obras do futuro Hospital da Criança do Recife Antônio Carlos Figueira, que está sendo construído na Avenida Recife. A inauguração está prevista para este ano e a unidade terá capacidade de realizar 8.860 procedimentos por mês, entre consultas, exames e cirurgias de pequeno porte, ampliando o acesso de crianças e adolescentes da capital ao Serviço Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Prefeitura, o hospital terá área construída de 12 mil m², equipado com 60 leitos, sendo 50 destinados à enfermaria e dez à terapia intensiva (UTI). O investimento é de R$ 116 milhões divididos entre a gestão municipal e o Ministério da Saúde.
No bloco ambulatorial do Hospital da Criança, serão oferecidas diversas subespecialidades pediátricas, incluindo: Pediatria, Fisiatria, Neuropediatria, Psiquiatria, Gastroenterologia, Psicologia, Ginecologia, Nutrição, Hebiatria, Dermatopediatria, Oftalmopediatria, Otorrinopediatria, Cirurgia Pediátrica e fisioterapia respiratória.
O ministro Alexandre Padilha, na sua fala, ressaltou a homenagem prestada ao médico e ex-secretário de Saúde Antônio Carlos Figueira, pelo legado deixado por ele. Também salientou a parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo Lula. “Estive aqui e João Campos disse que entregaria a obra em dezembro. E eu dizia: ‘Ô menino ousado!’. O presidente Lula que se prepare porque em dezembro estaremos aqui para inaugurar o hospital”, assinalou.
João Campos afirmou que essa obra faz parte do roteiro do sistema da saúde municipal de ter o Hospital da Mulher, Hospital do Idoso e agora o Hospital da Criança para oferecer assistência hospitalar e atender à demanda de alta complexidade. O prefeito ainda revelou que, além de ser o maior hospital dá Prefeitura do Recife, “será a primeira unidade com uma escola para garantir que todas as crianças hospitalizadas continuem os estudos”.
O secretário nacional de Atenção Especializada, Adriano Massuda, representou a ministra da Saúde, Nízia Andrade. Ele falou da importância do investimento de R$ 100 milhões no Hospital da Criança e demonstrou admiração com o ritmo acelerado da obra. A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e vários parlamentares também estiveram presentes na vistoria.