Foto: Edson Holanda/PCR
A Prefeitura do Recife informou que as aulas da rede municipal de ensino e os serviços municipais não essenciais serão retomados, nesta sexta-feira (16), após a melhoria das condições meteorológicas na cidade. Mas o prefeito João Campos (PSB) determinou que a equipe continue mobilizada para o caso de mudança climática.
De acordo com a Prefeitura, em 24 horas foram registradas precipitações que chegaram a 167mm no pluviômetro no bairro do Torreão. O dado equivale a 58% da média histórica do mês de maio, que é de 286mm. No mês de abril inteiro, choveu 78mm. Desde a meia noite, a Defesa Civil do Recife recebeu 177 chamados, entre pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas, sem gravidade.
Houve 35 quedas de árvores, das quais 33 já foram atendidas e 2 estão em atendimento. Os abrigos emergenciais do Arruda, da Igreja Batista do Caçote e o abrigo do CSU Bidu Krause estão abertos, com outros 3 em prontidão. As equipes municipais estão monitorando a situação e a Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.
MINISTRO
O prefeito João Campos também manteve a agenda com o o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, às 9h, no Teatro Santa Isabel. Na ocasião, será formalizada a adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa federal voltada à inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Às 11h, Campos vai inaugurar a nova sede do Banco de Alimentos, no bairro do Torreão, que também marcará a formalização do PAA Alimentos e a assinatura do protocolo de intenções “Promoção da alimentação saudável para juventude”.