Fotos: Chico Bezerra/PJG
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes divulgou mais ações preventivas para o período das chuvas. Além da proteção de morros, a gestão investe em tecnologia com a instalação de seis estações meteorológicas que captam dados e ajudarão, principalmente, Defesa Civil a se antecipar no trabalho de segurança dos moradores.
Neste sábado (23), o prefeito Mano Medeiros (PL) uma das maiores áreas protegidas com geomanta, na Rua 8, no Curado 4. Projetada e executada em tempo recorde, a obra vai garantir a segurança da população da região, evitando o deslizamento da barreira durante o período chuvoso.
De acordo com a Prefeitura, o projeto também está sendo implantado nos bairros do Curado I, Cavaleiro e Jaboatão Centro. As áreas foram previamente mapeadas pela Secretaria da Defesa Civil do município. Também está aplicando geomanta e sistema de drenagem na Avenida Manoel Rabelo, no bairro de Engenho Velho. O investimento, segundo a gestão municipal, é de R$ 70 milhões na aplicação de geomanta, construção de muros de contenção e obras de infraestrutura.
ESTAÇÕES
As seis estações meteorológicas que vão auxiliar no trabalho preventivo da Defesa Civil do Jaboatão são de última geração e terão a função de captar dados para fins de análise meteorológica, tais como índice pluviométrico, temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, intensidade das nuvens, entre outros referenciais.
Foram investidos um total de R$ 24 mil na aquisição dos equipamentos. As estações serão instaladas no Jaboatão Centro, Cavaleiro, Curado, Muribeca, orla do Jaboatão e em Prazeres. Uma empresa de meteorologia que irá atuar no período de abril a setembro deste ano, realizando a análise dos índices captados nas estações meteorológicas,. Outro detalhe é que o prefeito terá acesso aos dados meteorológicos, em tempo real, por meio de um aplicativo de celular.
“A gestão municipal vem atuando no município, com um trabalho intenso de prevenção e orientação à população, antes mesmo do período mais rigoroso de chuva. Desde o ano passado, estamos com o Plano Integrado de Emergência que monitora e acompanha as ocorrências. Temos investido bastante na parte de prevenção, captando recursos para construção de muros de contenção, aplicação de geomantas, reposição de lonas plásticas, entre outras ações. A Prefeitura está preparada para proteger a população”, disse o prefeito Mano Medeiros.