Foto: Matheus Britto/PJG
Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura do Jaboatão através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Faculdade Guararapes, no bairro de Prazeres, encontro com os profissionais da área de saúde para apresentação do programa Útero é Vida. O programa tem como objetivo a requalificação dos profissionais da rede municipal de saúde para os cuidados do câncer do útero na atenção primária, através do rastreio e monitoramento dos pacientes.
O evento contou com a participação de aproximadamente 120 profissionais, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) das regionais 5, 6 e 7, onde foi apresentado os procedimentos para coleta dos teste do Papilomavírus Humano (HPV), além do fluxograma das testares e do sistema de informação de monitoramento.
“Jaboatão sempre teve um olhar diferenciado para a saúde da mulher e esse programa chega para adicionar uma camada extra de atenção e cuidados com nossas munícipes. E esses cuidados são de ponta a ponta, da equipe de saúde da mulher, passando pelo diagnóstico precoce do câncer de colo de útero até o encaminhamento para o tratamento. E todo esse processo é feito de forma humanizada, sempre acolhendo e cuidando”, destaca a secretária de saúde Zelma Pessôa.