Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

IPVA e IPTU: saiba quando começar a pagar, quanto vai custar e descontos

Foto: Rafael Vieira/DP Foto

De Guilherme Anjos

Do Diario de Pernambuco

Com a virada de ano, o cidadão deve ficar atento ao pagamento de tributos que se acumulam logo no mês de janeiro, como o Imposto sobre Propriedade dos Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), além de outros impostos municipais, despesas com seguros e escolas.

Entenda quando começar a pagar, os valores atualizados dos impostos, e como aplicar descontos nos municípios mais populosos da Região Metropolitana do Recife.

IPVA

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado, o pagamento do IPVA de 2025 começa em fevereiro.

O imposto pode ser pago em até dez parcelas mensais, ou em cota única com 7% de desconto até o vencimento em fevereiro.

Os dias do vencimento variam de acordo com o último número da placa do veículo. Entenda:

  • Placas terminadas em 1 e 2: vencimento em 5 de fevereiro;
  • Placas terminadas em 3 e 4: vencimento em 10 de fevereiro;
  • Placas terminadas em 5 e 6: vencimento em 15 de fevereiro;
  • Placas terminadas em 7 e 8: vencimento em 20 de fevereiro;
  • Placas terminadas em 9 e 0: vencimento em 25 de fevereiro.

Mototaxis, veículos de transporte escolar e de pessoas com deficiência seguem isentos do IPVA em 2025.

O valor do pagamento do IPVA 2025 para cada veículo está disponível através do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O usuário deve acessar a seção “Licenciamento IPVA” no site, seguir para a aba “Veículos Registrados” e, depois, “Consulta online de débitos e geração dos boletos de pagamento”.

Na área, basta digitar a placa do veículo e clicar em “Consultar Débitos”. Além do IPVA, o site também disponibiliza valores de licenciamento, taxa de bombeiros e multas.

Segundo a Secretaria estadual da Fazenda, o contribuinte que está em débito com o Detran pode regularizar sua situação a partir de janeiro, com a possibilidade de parcelamento da dívida, em paralelo ao IPVA.

Recife: IPTU

Procurada pelo Diario de Pernambuco, a Prefeitura do Recife ainda não disponibilizou o calendário de pagamentos, nem os valores atualizados do IPTU. Segundo a Secretaria de Finanças da capital, a informação deve ser divulgada nos próximos dias.

Vale ressaltar que o contribuinte que pagou por serviços no Recife em 2024 e pediu a inclusão do CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica ganhou créditos que podem ser convertidos em até 50% de desconto no IPTU de 2025.

O recifense pode indicar o imóvel que receberá o desconto através do aplicativo Conecta Recife, ou do Portal Recife em Dia.

Imóveis com dívidas ou fora do Recife não podem receber o abatimento. Além disso, não é permitido mais do que 50% de desconto.

O recifense que ficou em dia com os tributos municipais até novembro de 2024 também ganha 10% de desconto na cota única do IPTU 2025.

Olinda: IPTU e TRSD

De acordo com a Prefeitura de Olinda, os primeiros carnês do IPTU começam a ser entregues na próxima semana através dos Correios. Além disso, o olindense pode, a qualquer momento, gerar um boleto do IPTU pelo Portal do Contribuinte de Olinda.

O tributo pode ser pago em cota única, ou parcelado em até 10 vezes.

A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, obtido através dos dados que constam no cadastro imobiliário fiscal, e da planta genérica de valores do município no momento do lançamento do tributo.

Sobre esse valor, é aplicada uma alíquota que chega até o máximo de 3%, no caso de terrenos não edificados.

Contribuintes em dia com os tributos até 30 de novembro de 2024 podem aplicar 30% de desconto na cota única do IPTU de 2025, enquanto os olindenses com débitos em aberto podem ter 10% de abatimento do valor.

No mesmo carnê do IPTU, é cobrada a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD). O cálculo dos valores está disponível no Portal do Contribuinte de Olinda.

Jaboatão: IPTU e TLP

Os carnês do IPTU 2025 começam a ser entregues a partir do dia 15 de janeiro em Jaboatão dos Guararapes. O documento também inclui os valores da Taxa de Limpeza Pública (TLP).

O IPTU pode ser quitado em até dez parcelas ou em cota única.

O contribuinte adimplente terá direito a 20% de desconto na cota única, enquanto o cidadão com débitos parcelados – mas em dia com as parcelas – terá 10% do valor abatido na mesma modalidade de pagamento.

Mesmo o jaboatonense com débitos em aberto pode garantir 5% de desconto na cota única.

O vencimento do IPTU/TLP é no dia 10 de fevereiro. No pagamento parcelado, o primeiro boleto também vence no dia 10 de fevereiro e os demais no dia 10 dos meses seguintes.

Para os contribuintes empresariais ou autônomos prestadores de serviços, a Taxa de Licença e Funcionamento (TLF), conhecida como CIM, é cobrada em duas parcelas semestrais, que vencem nos dias 10 de março e 10 de agosto.

Paulista e Cabo

Procuradas pela reportagem, as prefeituras de Paulista e do Cabo de Santo Agostinho ainda não possuem informações sobre as tributações em 2025 devido às reformulações das secretarias municipais responsáveis.

Novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade