Foto: Sandy James/DP
Na entrevista que concedeu ao Blog Dantas Barreto e ao Diário de Pernambuco, o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, demonstrou que ainda não engoliu o fato de o prefeito João Campos (PSB) ter trocado um aliado seu por um indicado da senadora Teresa Leitão. Já são mais de quatro meses do segundo mandato do socialista e nada da ala do senador ser contemplada. “Não houve divergência quanto a participar ou não. Houve divergência sobre quem deveria ir, quem deveria ser indicado, enfim, para as secretarias”, admitiu. Enquanto isso, Humberto não vê qualquer problema de petistas ocuparem cargos no Governo de Raquel Lyra (PSD). “No caso do Governo do Estado, aí têm sido participações mais individuais ou indicações de integrantes das bancadas, não houve uma decisão do partido”, acrescentou. O dirigente petista lembrou que a direção estadual decidiu fazer oposição a Raquel, mas nem tanto assim. “Certamente, se em algum momento a gente for discutir sobre participar ou não do Governo, a bancada vai ser, com certeza, um segmento do partido que desejará ter essa participação. Mas essa questão não foi colocada nem para o PT da parte dela (Raquel) e nem o PT também está colocando essa questão”, disse. E com isso o presidente nacional do PT deixa em aberto qualquer possibilidade para 2026. “Ninguém vai participar de qualquer coisa, se não tiver um convite formal”, disse Humberto.
É muito dinheiro!
O senador Humberto Costa (PT) considera necessária uma regulamentação das emendas parlamentares, como quer o STF. “Parece que há possibilidade, não é nem de diminuição, é de impedir que cresça além do arcabouço fiscal, além da inflação. O problema é que é muito dinheiro. Não é pouco dinheiro não, é dinheiro demais!”, enfatizou o petista.
Senador garfado
Nem senador escapou do golpe das associações conveniadas com o INSS. Jayme Campos (UB-MT) revelou que a Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas do INSS (Caap) garfou mais de R$ 700 da sua aposentadoria. Ele só percebeu quando a bomba estourou.
E tome demora
Ainda não será hoje que o projeto substitutivo do deputado Antônio Coelho (UB) passará por análise na CCLJ da Alepe. O relator Waldemar Borges (PSB) quer se aprofundar melhor sobre a proposta de dividir o empréstimo de R$ 1,5 bilhão com os municípios pernambucanos.
Boa decisão de Romerinho
Quem conhece a “estrutura” a Casa José Mariano não entende a razão de ser a sede da Câmara Municipal do Recife por tanto tempo. Valorizar a história é muito importante, mas já passou da hora da mudança. O presidente do Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB), tomou uma decisão corretíssima ao adquirir um um imóvel mais adequado.