Foto: Divulgação
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), lançou, nesta quarta-feira (18), o Hub de Dados do Comércio, uma plataforma de inovação que busca transformar o acesso a dados estratégicos e a aplicação de soluções no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado. A Federação objetiva se posicionar a Federação como uma aliada no desenvolvimento econômico estadual e um catalisador de inovação para empresários e empreendedores pernambucanos.
“O Hub de Dados do Comércio representa um marco no apoio ao desenvolvimento econômico de Pernambuco, oferecendo ferramentas de alta performance e dados precisos que potencializam o planejamento estratégico e a tomada de decisões. Como a primeira Fecomércio a implementar e disponibilizar um serviço dessa magnitude, colocamos a inovação no centro das nossas ações, reafirmando o compromisso de impulsionar o crescimento sustentável e fortalecer o empresariado local”, destacou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Segundo Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE, a criação do Hub de Dados do Comércio surgiu da necessidade de facilitar o acesso a dados estratégicos e posicionar a Fecomércio-PE como uma aliada da inovação.
“A plataforma tem como ponto central a construção de um grande repositório que integra dados econômicos, possibilitando análises aprofundadas e soluções sob demanda para os usuários”, explicou.
Ainda conforme Rafael Lima, com um grande banco de dados atualmente integrados, a plataforma será uma poderosa ferramenta para a tomada de decisões empresariais. “O Hub de Dados do Comércio atenderá empresas, sindicatos, universidades, governos locais e outras entidades.
INOVAÇÕES
De acordo com a Fecomércio, o Hub de Dados oferece Dashboards interativos, que são painéis dinâmicos que permitem a análise de dados em tempo real, com possibilidade de ajustar datas e outros parâmetros. Aponta comportamentos de mercado, tendências econômicas e indicadores-chave poderão ser facilmente monitorados.
Através dos mapas geográficos de distribuição setorial será possível visualizar a concentração de estabelecimentos comerciais em regiões específicas. Como exemplo, um empresário poderá identificar áreas menos saturadas para abertura de novas unidades.
O Hub fornecerá projeções estratégicas com o cruzamento de informações para ajudar empresas a antecipar cenários e tomar decisões embasadas.
A Fecomércio ainda destaca que empresas e instituições poderão solicitar estudos específicos a partir de dados curados pela equipe técnica. Essa solução tem como diferencial o custo reduzido em comparação a consultorias tradicionais.
O programa terá implementação de Inteligência Artificial (IA), prevista para 2025, e permitirá respostas ainda mais rápidas e precisas, entregando soluções específicas para o usuário com base no Data Lake.
O Hub adota um modelo híbrido, oferecendo acesso gratuito a ferramentas como dashboards e pesquisas conjunturais, e funcionalidades avançadas, como mapas geográficos e integração via APIs, com pagamento por meio de assinaturas ou contratos.