Foto: Marina Torres/ DP
Por: Nicole Gomes e Adelmo Lucena/DP
E informações da Secom
A greve dos motoristas de ônibus na Região Metropolitana do Recife está agendada para a próxima segunda-feira (12). A paralisação é movida pela falta de acordo entre a classe e a Urbana-PE sobre questões salariais. Questionada sobre as medidas a serem tomadas pelo Estado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que esta era uma questão a ser resolvida pelo Sindicato dos Rodoviários.
“Essa discussão é feita pelo sindicato das empresas de ônibus, só eles que estão na parceria com o Grande Recife”, afirmou Raquel Lyra durante a cerimônia de entrega de terreno a movimentos de luta por moradia, em Paulista, na Região Metropolitana.
A greve foi confirmada pelo sindicato após os motoristas negarem a proposta de 0,5% de aumento acima da inflação e o valor de R$ 400 para o vale-alimentação, além de um abono no valor de R$ 180 para quem exerce a dupla função. Ao todo, mais de mil rodoviários recusaram a proposta do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), responsável pelo acordo.
TERRENO
As declarações da governadora Raquel Lyra foram dadas no município de Paulista, onde ela anunciou a doação de um terreno para a construção do Residencial Miguel Lobato, com 192 moradias, através do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) – Entidades.
Os moradores da ocupação serão contemplados com as residências do habitacional. A governadora reforçou que o município será contemplado com a construção de uma creche, e terá a licitação incluída nos próximos lotes de construção dos Centros de Educação Infantil (CEIs) no Estado.
“O Governo do Estado colocou habitação popular como prioridade na nossa gestão. Criamos o Morar Bem Pernambuco e estamos trabalhando junto com os movimentos sociais de luta pela moradia, com o governo federal e com recursos do governo de Pernambuco para que possamos avançar no quesito habitação, que é direito da população. Através da doação deste terreno, serão construídas 192 novas moradias em Paulista. É uma conquista do povo do nosso Estado. Estamos trabalhando bastante para fazer Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás”, destacou Raquel Lyra.