Foto: Hesíodo Góes/Secom
Cidades de Pernambuco que têm Organismos Municipais de Políticas para Mulheres (OMPMs) receberão veículos para serem utilizados no transporte de mulheres vítimas de violência. Os carros serão entregues com licenciamento, taxa de bombeiro, IPVA e emplacamento pagos, além de identificação exclusiva para esse serviço.
O anúncio foi feito, neste sábado (8), pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para marcar o Dia Internacional da Mulher. De acordo com o Governo, os veículos serão repassados pela Secretaria da Mulher, num investimento de R$ 16,2 milhões.
“O 8 de março é um dia de reflexão e de celebrar as conquistas, mas há uma caminhada imensa para que a as mulheres possam ter igualdade e liberdade. O Governo de Pernambuco tem trabalhado para poder fortalecer a rede de proteção para a população feminina, com as casas de abrigo e apoio aos organismos municipais que tratam de política pública para a mulher. E, hoje, fizemos o anúncio de que estamos encaminhando para cada um dos municípios que têm OMPMs um veículo para dar suporte a essa ação integrada”, afirmou Raquel Lyra, durante um encontro, neste sábado, com algumas mulheres atendidas por projetos e ações do Governo do Estado.
BANCO VERMELHO
Neste sábado, a Secretaria da Mulher fez a instalação simultânea de seis Bancos Vermelhos em municípios do interior do Estado e no Recife. O Banco Vermelho é um símbolo internacional de enfrentamento ao feminicídio e sua presença em espaços públicos busca sensibilizar a população. A instalação aconteceu nas cidades de Santa Filomena, Manari, Condado, Carnaíba e São José do Belmonte. Os bancos ficarão 30 dias em cada cidade. A meta do governo estadual é levar os bancos, de forma itinerante, a todos os municípios pernambucanos até 2026.
Também foram promovidas atividades de sensibilização em nove praias pernambucanas, com distribuição de material informativo e diálogos com a população sobre prevenção da violência de gênero. A ação visa alertar a população sobre os sinais de violência e os caminhos para denúncia e acolhimento.