Foto: Miva Filho/Secom
O Governo do Estado divulgou, nesta quinta-feira (6), que o Carnaval 2025 de Pernambuco foi o menos violento desde 2004. De acordo com os números apresentados, houve redução de 15% de homicídios em relação ao ano passado. O Governo garante que isso foi possível devido ao planejamento antecipado e o uso de tecnologias para coibir a criminalidade.
“Durante o período carnavalesco, em todo o Estado, foram registradas 57 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), 15% a menos em relação ao ano passado, quando houve 67 MVIs, e 28,7% menor do que em 2004, quando iniciou a série histórica, com o registro de 80 homicídios”, informou o Governo.
“Em relação às ocorrências nos focos de folia, houve uma queda de 8,9% em comparação a 2024, passando de 1.834 para 1.671 registros. Do total das ocorrências registradas neste ano, 1.250 referem-se aos furtos, que sofreram uma queda de 15,5% em relação ao ano passado (1.479). Os casos de violência contra a mulher apresentaram redução de 27% (496 casos) em comparação a 2024 (677 casos)”, acrescentou o Estado.
De a com a Secretaria de De Defesa Social (SDS), o sistema de reconhecimento facial possibilitou a captura de cinco criminosos com mandados de prisão em aberto. O secretário Alessandro de Carvalho assegura que “os números refletem um trabalho coordenado das forças de segurança”.
“Pernambuco acabou de fazer o Carnaval mais seguro de toda a sua história. Foi o menor número de homicídios desde 2004, que é quando se começou a computar a série histórica no Estado. A redução das ocorrências e a manutenção da ordem pública são resultados de um planejamento estratégico que priorizou a prevenção e a tecnologia. O reconhecimento facial e o controle de acesso trouxeram mais eficiência para a atuação policial”, salientou Alessandro Carvalho.
No balanço divulgado hoje, o Governo do informou ter investido mais de R$ 39,5 milhões no Carnaval, via Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), “um aumento de 88% em relação ao ano anterior”. Deste total, foram mais de 1000 contratações artísticas, das quais 98% foram atrações pernambucanas, 90% selecionadas via convocatória e 80% ligadas à cultura popular.
“Mais de 100 municípios receberam ações do Governo do Estado, com nossos artistas trabalhando e sendo os grandes protagonistas da cultura popular. São os pernambucanos fazendo esse, que é o maior e melhor Carnaval do mundo. Os cortejos trazem agremiações e grupos culturais de todo o Estado e a gente esteve em todas as regiões, fazendo esse grande encontro que é tão importante para fortalecer a nossa cultura popular”, pontuou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.