Fotos:Divulgação
O primeiro dia de campanha de rua no município de Goiana, dos dois candidatos à Prefeitura, foi marcada por pedidos de votos mas também por uma vitória do oposicionista Marcílio Régio (PP) sobre o prefeito interino Eduardo Batista (Avante). Nesta segunda-feira (25), a Procuradoria Geral da República deu parecer favorável a ação movida pelo vereador Carlos Viegas Júnior, e pediu anulação da eleição da Mesa Diretora que ocorreu em dezembro de 2024. Eduardo Batista foi reconduzido ao cargo e, por conta disso, assumiu interinamente a gestão municipal porque o ex-prefeito Eduardo Honório (UB) teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.
A PGR considerou os argumentos de Viegas de que Eduardo Batista não poderia ser presidente da Câmara de Vereadores pela terceira vez consecutiva, porque a Constituição só permite uma reeleição. O parlamentar já havia presidido o Legislativo nos biênios 2021-2022 e 2023-2024. Portanto, não poderia ser presidente no biênio 2025-2026. Em sua defesa, Batista alega que o primeiro biênio não conta nessa questão e que a sua primeira reeleição só ocorreu em 1º de janeiro deste ano. No entanto seu argumento não foi convincente para a Procuradoria.
O caso agora vai para a Justiça e se o parecer da Procuradoria for aprovado, Batista perderá o cargo de presidente da Câmara e, consequentemente, terá que deixar a Prefeitura. Além disso, os vereadores precisarão eleger uma nova Mesa Diretora.
CAMPANHA
Apesar dessa situação jurídica, a campanha eleitoral pela Prefeitura de Goiana continua. Na noite dessa segunda-feira, os dois candidatos realizaram seus primeiros atos públicos, conforme a programação definida pelo Tribunal Regional Eleitoral TRE. A eleição suplementar no município está marcada para 4 de maio.
Eduardo Batista reuniu seus apoiadores e aliados no Galpão de Mário do Peixe, à noite, e apresentou o seu programa de governo “Acelera Goiana “. Ele propõe investir mais de R$ 800 milhões, até o final de 2028, em vários setores do município.
“Nosso compromisso é com um futuro de oportunidades para Goiana. O Acelera Goiana não é apenas um plano, é um caminho real para melhorar a vida das pessoas, com mais saúde, mais infraestrutura e mais educação de qualidade”, afirmou Eduardo Batista.
OPOSITOR
Marcílio Reggio foi às ruas também com seus aliados e apoiadores na chamada “Onda Azul “. Ele teve uma agenda que iniciou pela manhã e foi até à noite, propagando a sua candidatura a prefeito de Goiana. A agenda de campanha continua hoje para o candidato do PP.
“Estamos apenas no início da nossa caminhada. Não vai faltar proposta, não vai faltar compromisso, não vai faltar trabalho. Estamos juntos, unidos para colocar Goiana outra vez no rumo certo. Para trazer de volta o trabalho de uma gestão exitosa, aprovada e de respeito ao povo de Goiana, que foi a de Eduardo Honório”, disse Marcílio.