Foto: Ruan Pablo/DP
Por Mareu Araújo/DP
Gilson Machado (PL) teve sua candidatura homologada na manhã deste domingo (4), e está, oficialmente, na disputa pela prefeitura do Recife. Sua candidata a vice-prefeita, Leninha Dias (PL), e mais 38 candidatos à Câmara Municipal também registraram seus nomes para o pleito.
A convenção aconteceu no Clube de Oficiais, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. Na última pesquisa eleitoral, o candidato apareceu em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto. Ainda assim, mostrou a força de sua chapa para essas eleições, reiterando o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Bolsonaro vem aqui é um reforço importantíssimo para minha campanha, para o nosso movimento conservador. Na minha campanha para senador que um dia antes da eleição eu estava com 9% dos votos, em quarto lugar e quando abriram as urnas, eu tive 32% dos votos e fui eleito em segundo lugar com 1.325.000 votos. Eu não tenho dúvida que o conservador terá opção em quem depositar o voto dele”, afirmou o candidato.
Ainda se recuperando de uma pneumonia, Gilson afirmou que não deixará a doença atrapalhar sua campanha. “Tenho certeza que a pneumonia para mim foi um aviso para que eu cuidasse da saúde durante esses dias. Pra que eu fizesse todos os exames necessários que eu precisava fazer e graças a Deus eu estou 100%. Aproveitei esse tempo, fiz o exame de coração, fiz o exame de cabeça, fiz um radiotômio do meu corpo todo. Então, estou 100% pronto para batalha”, comentou.
Sua candidata a vice na chapa do Partido Liberal, Leninha Alves, disse estar honrada por ser a escolhida para compor a chapa e pela representatividade que carrega como mãe atípica. A candidata também afirma que “acha que o principal fator para uma vice-prefeita e para um prefeito é conhecer a comunidade, e isso eu conheço. Conheço as pessoas, eu andei por todas as comunidades do Recife, agora no último pleito, ajudando dois deputados, então conheci de perto. Nunca meu coração pulsou tão forte. Forte como agora, de verdade, porque vejo que há possibilidade de fazer e lutar”.
Gilson Machado também criticou o atual prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB). “Você anda no Recife Antigo e parece que você está num lugar que caiu uma bomba atômica. Recife tem mais de duas mil pessoas na rua e tem recursos para cuidar disso. Agora, o que não tem é prioridade. A prioridade aqui é pintar o cabelo e fazer dancinha. Talvez isso daí seja para estimular a rede digital do prefeito. Talvez, isso daí mostre os altos índices que ele tem de popularidade na Recife Digital, mas chamaremos agora na política para o Recife real”, assinalou.
E continuou: “Vamos discutir isso no debate, que espero que João Campos vá, que ele não fuja. Porque o pai dele nunca fugiu de um debate. Eu queria que quando ele falasse também, ele falasse para o vice dele, João e Victor, do Partido Comunista, porque tenho orgulho de falar Gilson e Leninha, do PL, Partido do presidente Bolsonaro. A nossa cidade, ela parece que foi sequestrada pelo excesso de dinheiro colocado na mídia social da prefeitura. Será que eles sequestraram a confiança e a mente do recifense? Em qual cidade você vive, na cidade da mídia ou na cidade da idade média, onde nem saneamento nos morros tem. Onde temos o pior trânsito das Américas. Eu teria até vergonha de pedir para ser candidato de novo”, discursou.
O ato contou com presenças bolsonaristas, como o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira; os deputados federais Coronel Meira (PL), Pastor Eurico (PL), e Fernando Rodolfo (PL), candidato a prefeito em Caruaru; e os deputados estaduais Joel da Harpa (PL) e Coronel Feitosa (PL); também estava presente a candidata à prefeitura de Olinda e líder do PL Mulher no Estado, Izabel Urquiza, e o Padre Kelmon.
Questionado como via a força do PL na capital, Anderson Ferreira respondeu: “A direita é muito forte aqui no Recife e nós vamos ter um candidato que representa esse sentimento, um candidato que é alinhado com os nossos ideias, com os nossos princípios, os princípios do PL, os princípios do nosso grande líder, que é o presidente Bolsonaro. Então, eu não tenho dúvida nenhuma que o Gilson dará conta do recado e vai, com certeza, conduzir para o processo democrático rumo a eleição”, afirmou.
Em forma de apoio a Gilson, o ex-presidente Jair Bolsonaro é esperado no Recife na próxima quarta-feira (7) e no sábado (10), quando fará, respectivamente, uma caminhada pela cidade e um comício no Clube Português.