Foto: Blog Dantas Barreto
A Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) lançou, nesta segunda-feira (31), o Fórum Permanente de Infraestrutura com o objetivo de cobrar do Poder Público e da iniciativa privada o andamento e conclusão de 20 obras no Estado. De acordo com o presidente da Fiepe, Bruno Veloso, todos esses projetos estão calculados em R$ 27,6 bilhões. Ele ressaltou que são investimentos fundamentais para atrair novos negócios para incrementar a economia pernambucana.
No ato de lançamento, o foco foi centrado na Ferrovia Transnordestina, no ramal entre Custódia e o Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca. “A gente precisava iniciar hoje com a obra da Transnordestina e estamos trazendo vários pessoas importantes que tratam desse assunto. Essa obra estava excluída, era uma obra que não mais existia, então, através do debate aqui na Federação, nós revitalizamos”, assinalou Bruno Veloso. “É nosso papel unir esforços em torno de projetos estratégicos”, acrescentou.
Entre os 20 projetos considerados prioritários para a Fiepe estão o Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, a duplicação da BR-232 entre os municípios de São Caetano e Serra Talhada, a Escola de Sargentos do Exército e o Arco Metropolitano. A meta do Fórum Permanente da Fiepe é que estas obras saiam do papel até 2032.
“Essas obras passam a ser uma prioridade porque, para uma empresa se instalar em determinado local, precisa escoar a produção através da ferrovia ou através de uma estrada , e temos um gargalo muito grande na Região Metropolitana. O Arco Metropolitano, por exemplo, precisa sair. Nós estamos com dificuldade de transporte. Na Região Metropolitana, tivemos que fazer uma melhoria na instalação da energia parque é fundamental. No interior precisa mais ainda desse tipo de ação. Precisamos ter ações de estrutura para que sejamos um opção de investimentos, apresentando um local adequado”, ressaltou Bruno Veloso.
Participam do lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura a governadora Raquel Lyra (PSD), o presidente da Infra do Ministério dos Transportes, Jorge Bastos; o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; superintendente da Sudene, Danilo Cabral; e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), entre outras autoridades e representantes dos setores da economia de Pernambuco.