Foto: Edilson Junior/PMJG
O município do Jaboatão dos Guararapes sediou, nesta quinta-feira (13), a formação de acolhimento em rede às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, promovida pelo Governo do Estado. Durante a capacitação, os participantes trocaram experiências e debateram conceitos sobre a esse tipo de violência e também a atuação e as atribuições dos órgãos públicos competentes no que se refere à violência contra a mulher e o fortalecimento das redes de proteção.
O encontro contou com as participações de representantes do serviço municipal do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Secretaria Estadual da Mulher, Delegacia da Mulher, Vara Especializada da Mulher e dos municípios do Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Ipojuca, Moreno, São Lourenço da Mata e Camaragibe.
Anfitrião evento, o prefeito Mano Medeiros (PL) destacou a parceria entre o Governo do Estado e os municípios nessa rede de proteção às mulheres. integra a rede estadual de enfrentamento e repressão à violência contra a mulher.
“Esta parceria com o Governo do Estado e demais órgãos soma ao trabalho que o município já desenvolve para a proteção à mulher em relação à violência doméstica. Além disso, a Prefeitura tem promovido várias ações e projetos voltados para fomentar políticas públicas de valorização das mulheres jaboatonenses, a exemplo de cursos de qualificação profissional, com foco no empreendedorismo e geração de renda”.
AÇÕES
Paralelamente ao encontro de formação de acolhimento em rede, o município do Jaboatão foi contemplado com outras ações, promovidas pelo Governo de Pernambuco. Nesta quinta-feira (13), na Praça do Rosário, em Jaboatão Centro, foi realizada uma ação integrada, com a participação da blitz educativa em parceria com a Polícia Militar e a Patrulha Maria da Penha, além da atuação da Delegacia Móvel do Estado, com emissão de boletins de ocorrências e medidas protetivas.
Também foi promovida uma palestra na Escola Municipal Humberto Barradas, no bairro do Engenho Velho, para os estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental II. Foram repassadas informações aos alunos sobre a Lei Maria da Penha e a prevenção à violência contra a mulher.