Foco nas fake

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer se cercar com todas as providências possíveis para, se não coibir, reduzir o uso da inteligência artificial e as fake news nas campanhas eleitorais deste ano. Para isso fará audiências públicas, nos dias 23, 24 e 25 deste mês, a fim de colher sugestões. Quem quiser participar pode se inscrever a partir do dia 19 no site do TSE. Nessas audiências, será apresentada a proposta de que os candidatos devem deixar claro para os eleitores quando o conteúdo for fabricado através da inteligência artificial e qual a tecnologia utilizada. Se houver divulgação de informação falsa, caberá aos TREs retirá-los de circulação. Outra situação delicada é quanto à transmissão de vídeos, as chamadas lives, em ambientes oficiais. Todos os cuidados têm que ser estabelecidos porque, como estamos vendo no dia a dia, a tecnologia que veio junto com o desenvolvimento da humanidade, também vem causando muitos males. E numa campanha eleitoral se torna um risco à sociedade. Uma fake news pode derrubar um bom candidato, como pode eleger alguém de caráter duvidoso. A participação popular nestas audiências públicas do TSE é de suma importância para que as melhores sugestões possam ser incorporadas às resoluções que vão valer no pleito deste ano. As redes sociais, por onde circulam as fake news estão entre as piores ameaças à democracia, não só no Brasil, como no mundo.

Descalibrou

O presidente do TCE, Valdecir Pascoal, considera que a Operação Lava Jato simbolizou um momento importante no combate à corrupção, mas da forma como seus protagonistas agiram, foi tudo jogado por terra. “Houve um descalibre e retrocesso no controle da corrupção por falta de ética no processo investigativo”, lamenta o conselheiro. Pascoal assumiu o comando do TCE dia 2 e, na segunda-feira, tem a posse festiva no auditório da Esmape.

Prêmio do TCE

Ótima iniciativa de Valdecir Pascoal de criar o Prêmio Inaldo Sampaio de jornalismo, para valorizar as reportagens que foquem nas questões do trato do dinheiro público e cidadania. E também pela homenagem a um profissional que foi referência como jornalista.

Santo voto

Assim como outros eventos religiosos, a 426ª Festa de Santo Amaro deverá atrair candidatos a prefeito e vereador de Jaboatão, a partir deste sábado até o dia 15. Mas será o prefeito Mano Medeiros (PL) que terá destaque por conta do apoio da Prefeitura.

Sivaldo aposta em ruas

O prefeito Sivaldo Albino (PSB) deu ordem de serviço para pavimentação de 43 ruas e travessas em Garanhuns, num investimento de R$ 14 milhões. Prazo de conclusão é de um anos, mas, evidentemente, cobrará que boa parte das vias fique pronta antes das eleições municipais marcadas para outubro. Na mesma ocasião anunciou que outras 37 ruas serão calçadas.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Publicidade