Os futuros candidatos que ainda estão sem partidos ou pretendem mudar, entram na reta final do prazo, que encerra na próxima sexta-feira. Nas últimas semanas, vem ocorrendo uma disputa acirrada entre algumas legendas para atrair as principais lideranças de cada município e lançar chapas majoritárias e proporcionais competitivas. Dois personagens ganharam destaque por estarem de olho no mesmo espaço em 2026. O deputado Eduardo da Fonte (PP) e o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) desejam disputar o Senado e, para isso, querem montar bases fortes do Litoral ao Sertão. O PSDB também vem agindo para eleger um bom número de prefeitos, afinal é o partido da governadora Raquel Lyra e isso é um atrativo. O PSD também tem investido em candidatos a prefeito, com incentivo do Palácio do Campo das Princesas. O ministro André de Paula quer voltar à Câmara Federal e, para isso, precisa de tropa. Essa aliança PSDB/PSD também definirá o rumo do pré-candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho, que vai deixar o Cidadania. Ele está acertando com Raquel qual seria a melhor alternativa. O PSB, principal partido de oposição ao Governo do Estado, também se destaca na atração de novos filiados, tanto de vereadores do Recife para incrementar o exército do prefeito João Campos, quanto com candidatos a prefeituras pelo Interior, visando às eleições de 2026. Avante e PL também contabilizam reforços e fazem as contas de quantos municípios poderão conquistar.
PT tenta mudar histórico
Apesar de Lula e outros candidatos a presidente da República sempre terem votações expressivas em Pernambuco, o PT tentará, neste ano, melhorar a performance nos municípios. Os pernambucanos não costumam eleger prefeitos petistas. Atualmente só tem seis, mesmo assim porque Yves Ribeiro, de Paulista, se filiou recentemente.
Psol/Rede com inscrições
A federação Psol/Rede está com inscrições abertas até sexta-feira para candidaturas a prefeito e vereador. Até o dia 15, saem os resultados. A deputada estadual Dani Portela (Psol) e o federal Túlio Gadelha (Rede) disputam a cabeça da chapa.
Caminhada
Os 60 anos do golpe militar serão lembrados, hoje, com a Caminhada do Silêncio. A concentração está marcada para as 15h30, no Monumento Tortura Nunca Mais. O cortejo passa na Assembleia Legislativa e segue até a Câmara do Recife.
Expectativa na Alepe
O deputado Romero Albuquerque entrou com recurso contra o pedido do líder da bancada do UB, Romero Sales Filho, para colocar Socorro Pimentel no seu lugar na CCLJ da Alepe. Hoje, deve sair o decisão se solicitação de Sales será acatada ou não. Projeto que extingue as faixas salariais dos PMs e bombeiros será votado amanhã na Comissão.