Foto: Reprodução
O deputado federal Fernando Filho disse, nesta quinta-feira (17), que aguarda a publicação, amanhã, da ata da reunião da Executiva Nacional do União Brasil (UB), para que a intervenção no diretório em Pernambuco seja oficializada. Com isso, será criada uma comissão interventora formada por técnicos do partido. Em seguida, a Comissão Provisória será nomeada com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, na presidência. Ele substituirá Marcos Amaral, que, por decisão unânime, foi destituído do cargo.
“Depois que a ata for publicada, Marcos Amaral poderá até recorrer contra a decisão, mas terá de ser na Justiça Federal, em Brasília. A intervenção foi aprovada por unanimidade e por isso estamos tranquilos. Teremos uma Comissão Provisória compartilhada com o deputado Mendonça Filho, e Miguel Coelho será o presidente. Ele foi candidato majoritário nas eleições de 2022, está sem mandato e é natural que ocupe o comando do União Brasil em Pernambuco”, disse Fernando Filho, ao Blog Dantas Barreto.
A mudança na direção estadual do UB já vinha sendo discutida há muito tempo, de acordo com o deputado, porém foi necessário aguardar o período eleitoral encerrar, para a intervenção ser decretada. Fernando disse que, como ainda há segundo turno em Paulista e Olinda, a próxima reunião ocorrerá após o pleito.
MENDONÇA
Ao Blog Dantas Barreto, também, Mendonça Filho disse que ficou acertada “a composição da Comissão Provisória com cinco nomes em consenso com o presidente Antônio Rueda e ACM Neto”. “Não se discutiu nomes para compor e para comandar a comissão”, acrescentou.
Em junho deste ano, o deputado federal Luciano Bivar foi destituído da presidência nacional do UB, sendo substituído pelo então aliado Antônio Rueda. A partir desse momento, a intervenção no diretório estadual era questão de tempo, já que o dirigente estadual é ligado a Bivar.
O Blog Dantas Barreto tentou contato com Marcos Amaral para saber como reagirá à intervenção do comando nacional do UB em Pernambuco, mas até o fechamento da matéria não houve retorno.