Foto: Blog Dantas Barreto
O presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Feitosa (PL), voltou a afirmar ao Blog Dantas Barreto que ainda não há previsão para a sabatina com Virgílio Oliveira. Segundo ele, a governadora Raquel Lyra (PSD) “já resolveu o problema”, ao nomeá-lo administrador adjunto do Distrito de Fernando de Noronha, nesta sexta-feira (16).
“Esse é um problema do Governo e para a Assembleia Legislativa é um problema a menos. A gente fica mais tranquilo”, disse Feitosa. O deputado já deixou claro que não marca a sabatina porque o Governo do Estado ainda não pagou o restante das emendas parlamentares de 2024. No entanto, a pauta ordinária da Assembleia continuará trancada e nenhum projeto poderá ser votado em plenário.
A indicação do Avante para Virgílio Oliveira assumir a administração de Fernando de Noronha aconteceu há 47 dias e o prazo para ele ser sabatinado expirou há mais de um mês. Nesse período, Raquel Lyra nomeou José Aglailson Neto como adjunto e ele vinha acumulando a função de titular, enquanto Virgílio não poderia ocupar o cargo.
Com essa decisão da governadora, Aglailson passou a ser o superintendente-geral do arquipélago. Para ser administrador, Virgílio Oliveira ainda precisa passar pela sabatina na CCLJ, mas não é o caso sendo adjunto.
O cargo de titular está vago desde a exoneração de Thallyta Figuerôa. Inicialmente, ela seria substituída por Walber Santana, no entanto, antes de ele ser sabatinado na Assembleia Legislativa, Raquel Lyra atraiu o Avante para a sua base de apoio e ofereceu a administração de Fernando de Noronha. Virgílio, então, foi indicado pelo pai, deputado federal Waldemar Oliveira.