Foto: Divulgação
No dia 1º de janeiro de 2025, a nova Mesa Diretora da Câmara do Recife será eleita e, nesta sexta-feira (27), os vereadores da federação PT-PCdoB-PV decidiram que o representante na chapa única será Marco Aurélio Filho (PV). Houve consenso de que Liana Cirne (PT) será coordenadora da bancada e Cida Pedrosa (PCdoB), a vice-coordenadora. Também integram o grupo as eleitas Kari Santos (PT) e Flávia de Nadegi (PV).
“A Federação é o segundo maior bloco partidário da Câmara Municipal do Recife e almeja ocupar a vice-presidência da Casa José Mariano e também a presidência das Comissões. O grupo já criou um calendário de encontros para alinhar as estratégias no Legislativo”, informa a nota divulgada à imprensa.
A chapa única que está sendo construída na Câmara Municipal será encabeçada peloso atuais presidente Romerinho Jatobá (PSB) e primeiro secretário Eriberto Filho (PSB). Os vereadores da federação também anunciaram apoio à recondução de ambos.
“É uma honra representar a Federação na Mesa Diretora. Estamos construindo um novo momento, unindo as forças políticas para fortalecer nosso grupo e também abrindo espaço para o protagonismo de cada partido que integra nosso bloco”, destacou Marco Aurélio Filho.
A futura coordenadora da bancada, Liana Cirne, também se pronunciou após a reunião. “Fico muito grata pela escolha e confiança da Federação. Teremos muito trabalho na Câmara do Recife, mantendo o foco nas demandas da população e sempre construindo pontes através do diálogo e coerência necessária que nossa bancada precisa para fortalecer ainda mais o time de Lula em nossa cidade”, disse a petista.
Cida Pedrosa, que chegou a ter seu nome cogitado para ocupar uma secretaria na Prefeitura do Recife, já deixou claro que pretende exercer o mandato, por isso aceitou ser a vice-coordenadora da bancada.
“A Federação é um instrumento novo, democrático e com muitas possibilidades de construção coletiva. Na Câmara do Recife vamos exercitá-ló pela primeira vez e já iniciamos apresentando o nome de Marco Aurélio Filho para compor a mesa diretora”, afirmou Cida.
SUPLENTE
Há uma tentativa do PT em garantir a permanência de Osmar Ricardo na Câmara do Recife, já que não foi reeleito neste ano e ficou na primeira suplência da federação. Para isso, um dos eleitos teria de pedir licença para ocupar um cargo no Poder Executivo. Houve convites para Flávia de Nadegi, tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura do Recife, mas ela recusou.