Foto: Antônio Holanda/Adepe
Por: Thatiany Lucena
Do Diario de Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (23), o investimento de R$ 2 bilhões para a chegada da primeira indústria para a produção de e-metanol do Brasil, ou “metanol verde”. O investimento de R$ 2 bilhões no empreendimento, deve gerar 250 empregos diretos e cerca de 15 mil indiretos.
Durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, Raquel Lyra e o CEO da European Energy, Jens-Peter Zink, assinaram o contrato que oficializa a chegada do primeiro empreendimento desse tipo no Brasil, que será instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape.
Na primeira etapa, o empreendimento é voltado para a alimentação do novo terminal de contêineres da Maersk, em Suape. A indústria possibilitará que as embarcações possam trafegar utilizando energia limpa.
Durante o evento, a governadora do estado afirmou que a chegada da empresa Maersk em Pernambuco foi um dos diferenciais para que isso pudesse acontecer
“Essas tratativas estão acontecendo há um ano e meio. Isso tem muito a ver também neste momento com o investimento que está acontecendo no terminal de contêineres da Maersk, que são interligados. E esse investimento muito em breve estará em sancionamento aqui em Pernambuco, em 2026”, afirmou Raquel Lyra.
A gestora explicou, ainda, que a European Energy é uma indústria dinamarquesa que está implantando a sua indústria de e-metanol pela primeira vez no mundo nos países nórdicos.
Pernambuco também foi escolhido pela localização estratégica do Porto de Suape, pela capacidade de geração energias renováveis como a solar e a eólica. O e-metanol, também conhecido como “metanol verde”, é obtido de fontes renováveis e livre de emissões poluentes.