Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Esquerda X Esquerda

Fotos: Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Na reunião convocada pelos governos do Brasil e da Espanha, em Nova Iorque, para debater o avanço da extrema direita e as consequências disso para a esquerda, o presidentes Lula tomou partido em favor da sua ideologia. Mas teve que ouvir indiretas a ele do presidente do Chile, Gabriel Boric. “É inegável que a democracia vive hoje seu momento mais crítico desde a 2ª Guerra Mundial. No Brasil e nos Estados Unidos, forças totalitárias promoveram ações violentas para desafiar o resultado das urnas. Na América Latina, as notícias falsas corroem a confiança e afetam os processos eleitorais. Na Europa, uma mistura explosiva de racismo, xenofobia e campanhas de desinformação coloca em risco a diversidade e o pluralismo. Na África, golpes de Estado demonstram que o uso da força para derrubar governos ainda refletem os resquícios do colonialismo”, disse Lula em seu discurso. O chileno, então, não poupou quem se omite quando é a esquerda que vai de encontro aos princípios democráticos. “Eu gostaria de iniciar falando, não sobre os adversários da esquerda, mas sobre nós mesmos. As forças progressistas são enfraquecidas quando, diante de certos conflitos, adotam posturas vacilante, hesitante ou posturas em defesa de certos interesses políticos, no lugar de seguir os seus princípios. Os direitos humanos e a violação dos direitos humanos não podem ser julgados conforme a cor do ditador de turno ou do presidente que os violar, seja Netanyahu, em Israel, Maduro, na Venezuela, Ortega, na Nicarágua, e Putin, na Rússia. Quer se autodefinam de esquerda ou de direita, como progressistas precisamos ser capazes de defender princípios. Por isso, eu acho que as vezes nós fracassamos porque não usamos a mesma medida para julgar aqueles que estão do nosso lado”, observou Gabriel Boric.

Júnior Matuto desabafa

Ao tomar posse como deputado estadual, ontem, Júnior Matuto fez um desabafo: “Agora cai por terra tudo de negativo que falavam de mim. Todas as fake news sobre ficha suja. Depois que deixei o mandato de prefeito de Paulista, foram muitas calúnias, que usam até hoje para interferir na eleição de prefeito”. Matuto disse que esse novo mandato o fortalece ainda mais para encarar a reta final do 1º turno da disputa pela Prefeitura.

PSB foi ágil

O PSB estava vivendo o luto pela morte do deputado José Patriota, porém já tinha entregue o requerimento para reivindicar a vaga na Assembleia Legislativa. Quando o presidente Casa, Álvaro Porto (PSDB), anunciou a vacância, o parecer da Procuradoria estava pronto.

Davi ainda tenta

O vereador Davi Muniz, que deixou de ser deputado porque trocou o PSB pelo PSD, ainda tem esperança de ganhar a batalha. Protocolou seu pedido no momento em que Júnior Matuto tomava posse. A mesma Procuradoria que deu parecer favorável ao socialista, é que analisará o caso.

Ministro em campanha no Recife

Amanhã, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chegará ao Recife para dar um reforço a candidatos a prefeito, representando o presidente Lula. Primeiro, irá com João Campos (PSB) vistoriar as obras do Hospital da Criança. Depois, participará de carreata com o prefeito do Recife e de um ato na fronteira com Jaboatão, onde também estará o candidato do PT, Elias Gomes.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade