Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Enfim, o consenso

Foto: Divulgação

As cinco pré-candidaturas à presidência da Amupe, como já era esperado, não tinham como prosperar, até mesmo por falta de prefeitos para compor cinco chapas com 38 nomes. Ontem, os três considerados mais fortes aproveitaram a presença de um grande número de gestores pernambucanos, em Brasília, para chegarem ao acordo. Atual presidente e candidato à reeleição, Marcelo Gouveia sofria resistência por já estar fora da Prefeitura de Paudalho. Pedro Freitas (PP) também por ser novato no cargo em Aliança. E sobre Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada, se ouvia que ela já teve a chance de ser presidente da Associação. Esse consenso repete o que aconteceu dois anos atrás, quando Marcelo e Márcia estavam na disputa. Ela ficou um ano na presidência e ele, na vice. Em 2024, Márcia renunciou e Marcelo virou presidente. Pré-candidato a vice de Marcelo, Pedro Freitas diz que uma das preocupações, antes desse acordo, era com projetos paralelos, mas que agora a Amupe é que está no centro da discussão. Sua candidatura, inclusive, foi incentivada pelo presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, em mais uma rixa política com o grupo Gouveia. Na Assembleia Legislativa, Dudu atuou diretamente para o deputado Gustavo Gouveia (SD) não ser reconduzido à 1ª secretaria e ele perdeu para Francismar Pontes (PSB). Esse fato foi visto como uma disputa partidária, já que Marcelo Gouveia é presidente do Podemos. No consenso firmado ontem, pelo menos 10 partidos se uniram para garantir a chapa única.

Sem bandeiras partidárias

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), avalia que o consenso para a eleição da Amupe “mostra que a Associação está acima das questões partidárias e que tem que defender os municípios”. “A Amupe é formada por políticos, mas sem bandeiras de partidos. Foram muitas conversas e novamente prevaleceu a união”, ressalta a petista.

Márcia seria vice

Até a noite de terça-feira, estava praticamente fechada a chapa com Marcelo Gouveia para presidente Amupe, com Márcia Conrado na vice. Com isso, ela voltaria à presidência em 2026. Mas, ontem, a prefeita de Serra Talhada aceitou ficar na vaga de secretária da Mulher.

Parceria garantida

Os prefeitos estão aproveitando a ida a Brasília para garantir parcerias. Simão Durando (UB), por exemplo, assinou protocolo de intenções com a Caixa para acelerar desenvolvimento tecnológico na saúde, zeladoria, social, proteção do meio ambiente, infraestrutura entre outros.

Livre trânsito

Agora com o desafeto Arthur Lira fora da presidência da Câmara Federal, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, está com livre trânsito. Ontem ele se reuniu com o presidente Hugo Motta e entregou uma lista de pautas consideradas prioritárias para o Governo Lula.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade