Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

“Educação é prioridade”, garante prefeito Lula Cabral ao anunciar gratuidade para ensino superior da Fachuca

Foto: Reprodução

A Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas (Fachuca), no Cabo de Santo Agostinho, passará a oferecer bolsas integrais para os cursos de graduação, através do programa municipal de acesso ao ensino superior. A garantia do curso 100% gratuito foi dada pelo prefeito Lula Cabral (SD), com a aprovação do projeto que alterou a Lei Municipal nº 3.952/2024, na Câmara de Vereadores. O acesso ao benefício para 350 vagas será a partir do segundo semestre.

“Educação é prioridade para nós em todos os níveis. E sabemos que oferecer as condições necessárias para que cada vez mais pessoas da nossa cidade possam ter acesso ao ensino superior é essencial. Essa conquista faz parte de um projeto que envolve um esforço conjunto e permanente para transformar a educação do Cabo, da creche ao ensino superior, e ampliar as oportunidades para nossa gente. Anteriormente havia um projeto que previa a ampliação de bolsas, mas ainda era muito pouco e por isso decidimos avançar e universalizar esse direito”, destacou Lula Cabral.

O governo municipal afirma que tem feito uma série de investimentos na Fachuca. Atualmente, a instituição possui 418 alunos, distribuídos em sete cursos de graduação: Matemática, Recursos Humanos, Logística, Direito, Administração, Pedagogia e Psicologia.

Lula Cabral também destaca que a faculdade passa por um processo de reestruturação institucional. “Os programas de pós-graduação e projetos pedagógicos deixados de lado na gestão anterior voltarão a funcionar. A reestruturação prevê ainda a criação de novos cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Direito e Psicopedagogia. Recentemente, o Núcleo de Práticas Jurídicas firmou novos convênios com a OAB e o Procon e tem muito mais coisa boa vindo por aí”, disse o prefeito do Cabo.

Com a nova legislação foram extintas tanto a exigência do Enem quanto o escalonamento percentual para concessão de bolsas. Desta forma, a gratuidade nas mensalidades passa a ser de 100% para todos os candidatos, sem necessidade de processo seletivo. Os critérios do aceso ao programa municipal baseiam-se na renda familiar, na exigência de residência no município e em não possuir graduação anterior.

Edital

O edital para o acesso ao gratuito aos cursos da Fachuca já está aberto e oferece 350 bolsas de estudo integral para todos os cursos de graduação da instituição (Administração, Direito, Logística, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Recursos Humanos) a partir do segundo semestre de 2025.

O total de bolsas oferecidas representa 50% de todas as vagas disponibilizadas pela unidade de ensino. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 12 de junho e podem ser feitas pelo site www.fachuca.com.br. A seleção conta com cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardos e indígenas.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade