Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Eduardo Campos, Gogoia e os microfones

Uma cena que chamou a atenção, na última agenda do presidente Lula, no Recife, nesta sexta-feira (5), foi quando o prefeito João Campos (PSB) pediu que o petista falasse no microfone que seu pai, Eduardo Campos, discursou pela última vez como candidato a presidente da República, em 2014. Dois dias depois de discursar em Garanhuns, aconteceu o fatídico acidente de avião. Responsável por cuidar dos dois microfones que Eduardo Campos utilizava, Rivaldo José da Silva, conhecido por Gogoia, os limpou e guardou. Um foi presenteado à viúva Renata Campos e o outro Gogoia guarda em seu acervo pessoal. Desde então, apenas Lula usou o aparelho que ficou com o empresário do ramo de eventos. O que está com Renata foi utilizado pelo filho Pedro Campos, na comemoração da eleição de deputado federal em 2022.

Gogoia contou que o primeiro microfone foi comprado, em 2006, quando Eduardo foi candidato a governador e contraiu uma infecção na garganta, provocada por uma bactéria. “Antes ele usava os mesmos microfones dos outros candidatos. Eduardo me procurou e disse que queria que eu cuidasse dele, porque ficava rouco. Então compramos um microfone novo e só quem usava era Eduardo. Depois compramos outro em Nova Iorque para revezar. E acompanhei a campanha toda”, contou.

Desde então, em todas as campanhas eleitorais que o ex-governador concorreu, sempre usou os dois microfones. Assim foi em 2014, na disputa pela Presidência da República.

“A última vez que Eduardo Campos falou nesse microfone foi em Garanhuns. Ele me disse que ia para o Rio de Janeiro para dar entrevista no Jornal Nacional. Dois dias depois aconteceu o acidente. Nós cuidamos de tudo do enterro. Limpei os microfones e disse a minha filha que a partir daquele momento estavam mudos. Quando fez um ano da morte de Eduardo, coloquei o primeiro microfone numa caixa de acrílico e dei de presente a Renata Campos. O outro está comigo. Para mim, é um sentimento que fica. Eu levava para onde ele ia”, disse Gogoia.

Em 2022, depois de eleito deputado federal, Pedro Campos procurou o empresário e pediu autorização para usar o aparelho que estava com a mãe. “Eu disse que ele tinha de falar com Renata e João Campos. E Pedro comemorou a eleição usando o microfone que foi do pai”, relatou.

Nesta sexta-feira, Gogoia atendeu ao pedido de João Campos e entregou o segundo microfone para Lula anunciar a liberação de R$ 40 milhões para obras de contenção de encostas no Recife. O presidente se mostrou orgulhoso e disse que atitude como essa é preservar a história.

Gogoia tem 71 anos e atua há muito tempo no ramo de eventos, principalmente, quando se trata de campanhas eleitorais. Nesse meio é visto como referência. Ele lembra que já trabalhou com vários políticos, entre os quais Fernando Lyra, Marcos Freire e Miguel Arraes. Foi justamente por ter auxiliado Arraes que Eduardo Campos buscou seu apoio a partir de 2006.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade