Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Disputa de empregos

Foto: Agência Brasil

Toda vez que o Ministério do Trabalho e Emprego divulga relatório do Caged sobre registro de carteiras assinadas, cria uma verdadeira disputa para saber quem se deu melhor. Em Pernambuco, surgem logo as comemorações do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife sobre qual dos dois agiu mais para gerar e, principalmente, preservar empregos. Ontem, o Governo divulgou o saldo positivo de 25.172 postos de trabalho formais de janeiro a julho deste ano. Logo em seguida, a PCR fez questão de informar que foi responsável por 54% destes empregos mantidos em Pernambuco. Ou seja, 13.700 trabalhadores permaneceram com carteira assinada na Capital, entre janeiro e julho. O saldo se dá fazendo as contas entre contratações e desligamentos de trabalhadores. Essa disputa é muito positiva, até porque se o Governo Estadual e cada município fizerem por onde ter mais pessoas empregadas, isso é ótimo. Mas quando observamos os números, é incrível se ver o quanto se contrata e também os desligamentos. Até julho, foram preenchidas 365.231 vagas, no entanto 340.041 trabalhadores foram desligados em Pernambuco. No Recife, foram 131.610 contratações e 117.990 desligamentos. Vale lembrar que a geração de grandes quantidades de empregos é basicamente na iniciativa privada. O Poder Público contrata cargos comissionados e temporários. E só de vez em quando promove concurso público. Também vale ressaltar que os governos se vangloriam com os números positivos porque ainda conseguem oferecer incentivos e isenções a quem deseja abrir grandes empreendimentos privados. Quando a Reforma Tributária começar a valer de verdade, essas benesses deixarão de existir. Mas, no cenário político, continuaremos assistindo a guerra de narrativas entre governistas e oposição sobre Pernambuco e o Recife serem campeões de desemprego.

Técio aposta nos vereadores

Técio Teles aparece com um dígito na disputa Pela Prefeitura do Recife, mas está muito confiante de que o partido Novo elegerá, no mínimo, dois vereadores. Diz que a chapa proporcional foi muito bem montada com candidaturas de profissionais liberais e lideranças que poderão surpreender nas votações e no exercício dos mandatos.

Reações aos 80%

Foram interessantes as reações das pessoas quando viram o resultado da pesquisa Quaest, ontem, com o prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB) batendo na casa dos 80% das intenções de votos. O levantamento também mostra a concorrência muito distante.

Big Brother na PCR

Gilson Machado (PL) garantiu que, se for prefeito do Recife, vai instalar câmeras no seu gabinete para quem quiser acompanhar as suas atividades. E que os equipamentos continuarão ligados, mesmo se ele não estiver no local. Garante que não terá nada a esconder.

Serviços essenciais

Foi aprovada emenda do deputado estadual Luciano Duque (SD) LDO de Pernambuco para garantir que não haja cortes de verbas destinados a questões hídricas e de infraestrutura, em momentos de contingenciamento. Obras de barragens e poços artesianos, por exemplo, são considerados serviços essenciais para a população.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade