Foto: Divulgação
Dois dias após a governadora Raquel Lyra trocar o PSDB pelo PSD, a direção nacional da sigla tucana chamou o deputado Álvaro Porto para uma reunião em Brasília. O presidente nacional Marconi Perillo participou de forma online. Porto fez questão de divulgar, nesta quarta-feira (12), o que alimenta a especulação de que poderá assumir o controle do PSDB em Pernambuco.
Apesar de o presidente Fred Loyo ter mandato até o final deste ano, uma intervenção não pode ser descartada. No passado isso já ocorreu em outros estados sem qualquer consequência.
Mas como até dezembro não haverá grandes movimentações partidárias, Álvaro poderá fazer uma condução paralela, até chegar o momento de ele assumir a presidência estadual. O principal ativo de Porto nesse cenário é o fato de ser presidente da Assembleia Legislativa.
Caberá ao ex-deputado Bruno Araújo mediar, nesse primeiro momento, até ser definido se o PSDB continuará na base de Raquel Lyra ou irá para a oposição e, possivelmente, apoiar a candidatura de João Campos (PSB) ao Governo.
Na nota enviada à imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa diz apenas que “a reunião foi muito proveitosa e as conversas vão continuar avançando”. De acordo com Álvaro Porto, a reunião girou em torno “do futuro do partido em Pernambuco”.
Também estavam na reunião o deputado federal Aécio Neves, presidente do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política da sigla; Paulo Abi-Ackel, secretário-geral do PSDB; o deputado federal Adolfo Viana, líder do partido na Câmara; e Bruno Araújo, que está encarregado de cuidar do rumo da legenda no Estado.
No último domingo, a vice-governadora Priscila Krause anunciou a saída do Cidadania e a filiação ao PSDB, numa tentativa de segurar o partido na base de Raquel Lyra. Ontem, a governadora se reuniu com prefeitos tucanos também no sentido de manter o grupo ao seu lado.
Álvaro Porto e Raquel Lyra romperam politicamente, logo após ela assumir o Governo Estadual em 2023. Desde então, já ocorreram entreveros que resultaram em derrotas políticas da governadora na Assembleia Legislativa.