Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Deputados Débora Almeida e Luciano Duque apresentam PEC para liberar emendas em período eleitoral para entidades

Os deputados estaduais Débora Almeida (PSDB) e Luciano Duque (SD) apresentaram uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para garantir que as emendas parlamentares, destinadas às entidades, sejam liberadas durante o período eleitoral. Atualmente, a legislação impede que o Poder Executivo repasse os recursos.

Esse foi um dos motivos que levou o Governo do Estado a atrasar o pagamento de grande parte das emendas impositivas em 2024, como consta na justificativa enviada à Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira (5).

Luciano Duque disse que o projeto atende ao pleito da Associação Nacional das Entidades Filantrópicas e que em outros estados do País já é permitido. Ele argumenta que muitas entidades ficam sem receber os recursos e deixam de realizar ações importantes.

“Emenda parlamentar para entidades não tem viés político e por isso não pode haver impedimento. Já apresentamos a PEC conjuntamente e agora começa a tramitar nas comissões da Assembleia”, disse o deputado. Duque avisa que a PEC não vale para as emendas destinadas às Prefeituras e, portanto, em período eleitoral os repasses continuarão travados.

DECRETO

Débora Almeida ressaltou, durante entrevista à Rádio Folha, a importância do decreto da governadora Raquel Lyra (PSDB), publicado no Diário Oficial de terça-feira (4), garantido crédito superior a R$ 83 milhões para pagar as emendas atrasadas de 2025, com recursos do orçamento de 2025.

“As emendas são legítimas, necessárias e um direito dos parlamentares. O Governo garantiu e os recursos estão empenhados. Cada emenda é importantíssima na vida dos pernambucanos. É necessário padronizar as análises nas secretarias para serem mais céleres. Tudo isso será feito e, em 2025, tudo será executado mais rapidamente que em 2024”, ressaltou Débora Almeida.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade