O PSB cedeu mais um deputado estadual, nesta segunda-feira (18), para tirar outro partido da base aliada da governadora Raquel Lyra (PSD). O terceiro do dia foi Júnior Matuto, que decidiu se filiar ao PRD. No acordo, ele tomou a liderança da bancada de Joãozinho Tenório, Assembleia Legislativa.
Antes de Matuto, Diogo Moraes trocou o PSB pelo PSDB e Waldemar Borges migrou para o MDB. Ambos também assumiram as lideranças das respectivas siglas.
Com isso, o blocão governista fica resumido ao PP, Solidariedade e Federação PR-PV-PCdoB. PSDB, PRD e MDB saíram hoje. Em termos de votos no plenário, no momento não há modificação, já que os deputados aliados ao Governo são maioria. No entanto, se consolida ainda mais o peso da oposição na CPI da publicidade.
Assim como Diogo Moraes e Waldemar Borges teriam dificuldades para manterem seus mandatos, na eleição de 2026. A estratégia foi garantir partidos onde possam concorrer com chances e diminuir as possibilidades de alianças para a governadora Raquel Lyra.