A temporada de denúncias de crime eleitoral está aberta e a campanha de rua sequer começou. Pelo menos oficialmente. Já tem candidato acusado de fazer campanha extemporânea, frequentar locais considerados impróprios, de usar as redes sociais para falar de candidatura de forma subliminar. Até multa já foi aplicada pela Justiça Eleitoral a quem se apressou. E a tendência é que os juízes eleitorais de primeira instância e o próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE) passem a ter uma demanda crescente, principalmente, a partir do dia 16, quando as ruas poderão ser tomadas pelos postulantes a prefeito e vereador. Tem aquelas denúncias cujo o objetivo é apenas dar trabalho e criar fatos nas redes sociais e na imprensa. Essas geralmente não dão em nada e o candidato denunciado segue em frente, se ganhar toma posse e até conclui o mandato. Neste ano há fatos novos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incluiu no rol de irregularidades e se referem à modernidade tecnológica. É, principalmente, no mundo virtual que estão as fake news e o uso da inteligência artificial. Encontrar o malfeitor é mais complicado, mas a Justiça Eleitoral está se aprimorando para punir quem usar desses artifícios. A realidade é que ninguém espere por campanhas limpas e tranquilas. Esse jogo sempre foi pesado, não importa o tamanho do município. São muitos interesses colocados como prioridade e nem sempre são benéficos à população. Cabe aos próprios eleitores ficarem atentos, denunciar e avaliar bem os votos que darão em 6 de outubro ou no dia 27 do mesmo mês, onde houver segundo turno.
Apoio da CTTU na carreata
A carreata/passeata de Jair Bolsonaro (PL) e Gilson Machado (PL), no Recife, contou com apoio de agentes da CTTU, que permitiram a passagem dos veículos por ruas exclusivas para pedestres, na contramão e em sinais vermelhos. Fora outras infrações de trânsito que são cometidas, frequentemente, nos atos de campanha eleitoral.
CTTU esclarece
A CTTU esclarece que, “conforme requer a Legislação de Trânsito acerca de eventos que possam interferir no pleno fluxo do tráfego nas vias da cidade, oferece suporte de agentes de trânsito para supervisionar o percurso e garantir a segurança de todos os cidadãos”.
Legado de Eduardo
O PSB reunirá, amanhã, seus principais líderes, filiados e admiradores de Eduardo Campos, no evento que marca os 60 anos de nascimento do ex-governador. Será às 9h, na Usina Dois Irmãos. Na próxima terça, a trágica morte de Eduardo completa 10 anos.
Agilizando os alvarás
Das 122 viaturas novas da frota da Secretaria de Defesa Social, 22 são para reforçar o Corpo de Bombeiros. Mas a finalidade dos veículos é econômica. O secretário Alessandro Carvalho disse que objetivo é agilizar a liberação dos alvarás de funcionamento para empresas instaladas em Pernambuco. A abertura de negócios sempre esbarra na demora e burocracia.