Foto: Divulgação
O recado dado pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, sobre o partido ter candidato a prefeito do Recife praticamente selou o retorno do secretário Daniel Coelho ao ninho tucano. Ele já havia decidido que, caso dispute a Prefeitura, não será pelo Cidadania. Ontem, desconversou sobre o assunto, dizendo que já tinha pauta demais para a imprensa e que, mais adiante, dirá o rumo partidário. Logo em seguida, a governadora Raquel Lyra também evitou alongar a conversa: “Vamos dar um tempinho. Deixe Daniel resolver”. O natural é que Coelho concorra mesmo pela legenda tucana. O porém é que há um favoritismo do prefeito João Campos (PSB) na tentativa de reeleição, e um candidato do partido da governadora, se não ganhar, não pode perder feio. O ideal seria, pelo menos, levar a eleição municipal ao segundo turno para mostrar que o PSDB ainda tem força. Lembrando que, em 2020, os tucanos sequer montaram chapa para a Câmara de Vereadores. Na eleição para o Governo de 2022, Raquel foi a mais votada do Recife, no primeiro turno, com 24,3% dos votos, e também no segundo, com 65,3%. Depois de um ano no cargo, ela aparece com maior rejeição do que aprovação, de acordo com as pesquisas recentes. Daniel Coelho não reelegeu-se deputado federal, mas foi o sexto colocado entre os candidatos, na Capital. Só que não alcança dois dígitos nos levantamentos de intenção de voto.
Emenda de Joel
O deputado Joel da Harpa (PL) é aliado do Governo, mas discorda do prazo para extinção das faixas salariais dos PMs e bombeiros, previsto para 2026. Ele apresentou emenda ao projeto do Executivo, propondo que inicie em junho com alterações a cada três meses. Argumenta que há orçamento para atender às duas categorias, através das emendas já aprovadas.
Cobrança dos delegados
Os delegados querem reajuste salarial e, ontem, o presidente da Adeppe, Digo Victor, foi à Secretaria Estadual de Administração cobrar a retomada das negociações. A categoria trabalha com 50% de redução de metas e os plantões noturnos foram entregues.
Relatou os atritos
Na conversa com o presidente do PSDB, Marconi Perillo, Raquel Lyra relatou os atritos com o presidente da Alepe, Álvaro Porto. Ele se mostrou satisfeito ao saber que o STF acatou o recurso de Raquel contra repasses extras para os demais poderes, que Porto defendeu.
Festa para Dirceu
Chamou a atenção a festa de aniversário do ex-ministro José Dirceu, em Brasília, na noite de terça-feira. Depois de um período em que poucos se aproximavam dele, a comemoração reuniu muita gente graúda, inclusive o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).