Foto: Francisco Silva/DP
A tragédia ocorrida no Santuário de Nossa Senhora da Conceição causou comoção, não só entre os recifenses. Os pernambucanos, devotos ou não da Santa, ficaram consternados com o desabamento que causou as mortes de Maria da Conceição Franca Pinto, que tinha 68 anos, e Antônio José dos Santos, 54. Mais de 20 pessoas ficaram feridas e foram retiradas dos escombros. O Santuário do Morro da Conceição vai além de ser uma igreja, é um símbolo da Igreja Católica. Apesar de Nossa Senhora da Conceição não ser a padroeira do Recife, o dia 8 dezembro é feriado e milhares de fiéis sobem a ladeira para reverencia-la. O local também é parada obrigatória de todos os políticos. Não foi à toa que o prefeito João Campos (PSB) foi lá, no início da madrugada do dia 16 deste mês, para iniciar a sua campanha oficialmente, junto com a família. Ontem, ele esteve no Morro para acompanhar os resgates das vítimas e também decretou luto oficial de três dias. Assim como os demais candidatos à Prefeitura, João cancelou atos políticos. Decisão corretíssima de todos num momento em que as famílias sofrem com as perdas de seus entes e tantas outras que acompanham a recuperação dos feridos. Foi lamentável o que aconteceu, mas ficam as perguntas no ar sobre o que motivou o desabamento. As primeiras suspeitas são em relação às placas de energia solar instaladas no teto. Se calcula o peso em torno de três toneladas. A última reforma feita na igreja ocorreu em 2015 e, diante do ocorrido, a perícia indicará se a estrutura tinha capacidade para acomodar os equipamentos. As imagens são impressionantes. É aguardar as respostas e que essa tragédia sirva de alerta, diante da moda que virou a colocação de painéis solares nos telhados.
Guia inicia como esperado
O início do guia eleitoral, nessa sexta-feira, foi dentro do esperado. O programa do prefeito João Campos (PSB) deu carga nas ações realizadas e Dani Portela (Psol) teve que pedir para os eleitores seguirem suas redes sociais porque só tem 30 segundos. Gilson Machado (PL) iniciou falando mais de si, da amizade com Jair Bolsonaro e bateu pouco. Já Daniel Coelho não perdeu tempo e partiu para cima da gestão socialista.
Sem arenga com Túlio
Já em campanha para a Prefeitura do Recife, Dani Portela (Psol) garantiu que o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) está contribuindo com as candidaturas. E que a disputa interna da federação Psol/Rede pela cabeça da chapa majoritária já passou. “Essa arenga é página virada”, diz.
Daniel: poucas ruas
Daniel Coelho (PSD) criticou o número baixo de obras de pavimentação, na Capital Pernambucana. “Em 2023, das 12 mil ruas que o Recife tem no total, a Prefeitura calçou 77. É muito pouco. 77 ruas os prefeitos calçam em cidades de 20 mil habitantes no interior”, observa.
Lula: “Não desprezem a política”
O presidente Lula (PT) esteve ontem na Paraíba e fez um apelo para que a política seja valorizada, “Vocês não desprezem a política. Toda vez que vocês verem um cara na televisão dizendo ‘nenhum político presta, todo mundo é ladrão, vamos combater a corrupção, eu que sou o bom’, esse não tem futuro, porque ele não vai durar mais do que um mandato, não vai durar”, disse o petista.