Foto: Priscilla Melo/DP
Por: Mareu Araújo/ DP
“O desemprego na nossa cidade tem o rosto de uma mulher negra de baixa escolaridade”, afirmou Dani Portela (PSOL), em sabatina na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), nesta quarta-feira (4). Candidata à Prefeitura do Recife, Dani afirmou que, se eleita, ampliará para 50 o número de centros de qualificação e estenderá o horário das creches na Capital.
“A questão do gerar emprego e renda passa e atravessa várias camadas das desigualdades sociais. E a gente tem que pensar em ações que sejam justamente focadas para potencializar essas pessoas”, declarou a candidata.
Com isso, a candidata afirmou que o Recife tem, hoje, cerca de 17 centros de qualificação, mas que, em sua gestão, a meta será ampliar para “50 centros, principalmente, nas áreas mais descentralizadas, nas periferias, onde estão a classe aqui chamada de C e D”.
“Se a gente fala em cursos profissionalizantes, a gente precisa pensar justamente em ampliar o horário da creche, é justamente naquele horário onde aquela pessoa que vai fazer aquele curso. Ter uma creche para que ela possa deixar seu filho ou filha em segurança, para que possa estudar ou trabalhar”, afirma.
A candidata afirmou, ainda, que “é preciso pensar em uma lei de proteção para o trabalhador informal e pensar em como a Prefeitura pode fortalecer para que esse trabalhador entre no mercado formal”.
Dani Portela defendeu que “não vê outra saída, senão a qualificação e a desburocratização, para que essas pessoas possam ter o seu MEI, para que elas possam recolher, inclusive, em cima daquilo, para a que a cidade poder arrecadar, voltar a crescer”.