Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Crise da gripe aviária faz sabatina com indicado para a Adagro “furar” a fila na Alepe

Foto: Giovanni Costa/Alepe

A sabatina com o indicado para presidir Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Moshe Dayan, na Assembleia Legislativa, foi marcada para as 9h30 dessa quarta-feira (21). Apesar de o presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), ter retirado da pauta de hoje, o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), atendeu à solicitação da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), durante reunião no seu gabinete.

Feitosa havia argumentado que cancelou a sabatina com Moshe porque, primeiro teria de marcar a do administrador adjunto do Distrito de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira. O gestor da ilha precisa ser sabatinado para assumir a titularidade do cargo e espera pela decisão da CCLJ há cerca de 50 dias.

Na conversa com Álvaro Porto, presidente da Avipe, empresário Giuliano Malta, e demais representantes externaram a preocupação com a crise gerada pela gripe aviária. E que por isso a Adagro não pode passar mais tempo sem alguém de frente. Ou seja, deixaram claro que a agência não pode ser usada numa disputa entre oposição e Governo num momento tão delicado para o setor. Apesar de a pauta ordinária da Assembleia estar trancada, Porto colocará a indicação de Dayan em votação no plenário, à tarde.

Álvaro Porto reconheceu que a situação exige uma ação emergencial. “A crise vivida pelo setor avícola culminou, nesta terça, com o cancelamento de importações de aves brasileiras por parte de mais de 30 países, gerando, inclusive, prejuízo, na balança comercial. Diante da gravidade deste contexto, nos reunimos com o presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, e avaliamos que é fundamental agilizar o processo”, disse o presidente da Alepe.

Alberto Feitosa participou da reunião e garantiu que pautará a sabatina com Moshe Dayan para amanhã. “Tomamos a decisão eu, o colegiado da Comissão de Constituição de Legislação e Justiça e o presidente Álvaro Porto de fazermos isso de forma imediata”, admitiu.

Moshe Dayan é assessor da deputada estadual Débora Almeida (PSDB) e teve a indicação acatada pela governadora Raquel Lyra para presidir a Agência. Ele é médico veterinário, Produtor de leite e pecuarista. Também é especialista em laticínios e gestão de indústria de laticínios.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade