Foto: Divulgação
A federação Psol/Rede realizou a convenção municipal restrita aos dirigentes municipais, neste sábado (20), e a maioria confirmou a candidatura da deputada estadual Dani Portela (Psol) à Prefeitura do Recife. A vice será Alice Gabino, representando a Rede. Com isso, fica descartada a participação do deputado federal Túlio Gadêlha no pleito municipal deste ano. Às 16h, será realizado o ato político, na Casa Marielle Franco, sede do Psol, para tornar pública a candidatura de Dani.
A reunião fechada teve o objetivo de resolver a situação dos dois partidos e garantir o preenchimento da ata que será enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), antes de qualquer atitude de Túlio para ter, nos últimos momentos, o apoio da direção nacional da federação para ele ser o candidato a prefeito.
A disputa interna vinha ocorrendo desde que a federação Psol/Rede anunciou que teria candidatura na Capital. A divisão interna se deu porque Dani Portela era líder da oposição na Assembleia Legislativa, enquanto Túlio Gadêlha é próximo da governadora Raquel Lyra (PSDB) e havia interesse do Governo em ter mais um aliado enfrentando o prefeito João Campos (PSB).
O nome de Dani Portela foi definido pelo PSOL-Recife para a disputa municipal no final do Congresso Municipal do partido em 2023. Em maio deste ano, a pré-candidatura foi aprovada e reconhecida pela Federação PSOL/Rede. A partir desse mesmo mês, a Federação promoveu encontros com a população, movimentos sociais, universidades e organizações em prol de debater os principais desafios do Recife e elaborar coletivamente propostas de políticas públicas. Até agora foram realizadas 16 plenárias, com a participação de cerca de 1.500 pessoas em todas as RPAs da cidade.
“Ao longo de todo esse tempo, a Federação PSOL/Rede garantiu a ampla participação das representações partidárias para a chegada de um consenso. Ficamos felizes em vencer essa etapa e apresentar a nossa proposta de uma cidade mais justa e igualitária para todas as pessoas. O nosso foco é debater e apresentar alternativas para resolver os problemas do Recife real”, disse a presidenta da federação municipal PSOL/Rede, Luiza Carolina.
A presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi, reafirma o caráter democrático do processo. “Ampliamos o colégio eleitoral na escolha da candidatura da Federação PSOL-Rede à Prefeitura de Recife, o que fortaleceu a decisão e o entendimento em torno do nome da Dani Portela. Agora, é unirmos forças para a disputa e apresentar as melhores propostas para a população recifense.”