Conta do PT é 2026

O PT tem apenas sete prefeitos nos 184 municípios pernambucanos, assim mesmo porque recebeu novos filiados recentemente. E a meta, conforme o presidente estadual da legenda, deputado Doriel Barros, é pelo menos dobrar esse número. Conquistar 14 prefeituras já seria de bom grado, na avaliação do dirigente. No momento, o PT está com 36 pré-candidatos a prefeito e pouco mais de 40 para vice. O objetivo, como disse o próprio Doriel à Rádio Folha, é garantir palanque para o presidente Lula (PT), em todo Pernambuco, quando for disputar a reeleição, em 2026. Por isso, o partido poderá até abrir mão de candidaturas até as convenções para garantir a vitória de aliados. É como se o PT estivesse na contramão do processo de crescimento, como tentam outros partidos, a exemplo do PSB, PP, Republicanos, Avante, PL, PSDB, Solidariedade e PSD. De acordo com Doriel Barros, faz parte da estratégia. Mas também mostra que faltam renovação e surgimento de novas lideranças nos municípios que sejam capazes de conquistar votos e atrair os eleitores que o presidente Lula tem de sobra em Pernambuco. Entre as prioridades do PT no Estado estão a prefeita Márcia Conrado, de Serra Talhada, que vai à reeleição também com apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB). Entram na conta o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, que se elegeu em 2020, pelo MDB; e Elias Gomes, que foi prefeito de Jaboatão pelo PSDB, e agora tenta voltar como candidato de Lula.

Situação de Olinda

Doriel Barros tem certeza de que Luciana Santos (PCdoB) continuará ministra da Ciência e Tecnologia e agora já vê mesmo a possibilidade de o vereador Vinícius Castello (PT) levar adiante a candidatura a prefeito de Olinda. Mas como Gleide Ângelo também entrou de vez no páreo, PT e PSB devem tratar do pleito olindense em breve.

PSB/PSB em São Lourenço

Em São Lourenço da Mata, o prefeito Vinicius Labanca (PSB) já escolheu o novo vice: Lucca Labanca, também do PSB. Para completar, a nova composição partidária da Câmara Municipal conta com 11 dos 15 vereadores filiados à sigla socialista.

Jovens na política

Maior organização da sociedade civil de educação política da América Latina, a Politize! lançou a campanha “Umbora! – a política não é um bicho de sete cabeças”. Quer engajar milhões de jovens para irem às urnas e moldarem o destino dos seus municípios.

Bronca da energia

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública, hoje, para saber da Neoenergia a razão de tantos problemas no fornecimento de energia elétrica, principalmente, no interior de Pernambuco. Consumidores vêem tendo muitos prejuízos. A reunião será às 10h30, no Auditório Ênio Guerra.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade