Foto: Blog Dantas Barreto
O Conselho Metropolitano foi recriado hoje, durante reunião no Palácio do Campo das princesas, entre a governadora Raquel Lyra (PSD) com prefeitos e representantes de 12 municípios do Grande Recife. O prefeito da Capital, João Campos (PSB), está participando. Raquel ressaltou que, apesar de ser a principal região do Estado, a RMR enfrenta problemas que precisam ser superados no trabalho conjunto entre todas as cidades. Não compareceram representantes do Cabo de Santo Agostinho, e Camaragibe.
Ela marcou reuniões, nos dias 17, 18, 19 e 20 deste mês, para tratar dos primeiros assuntos. As prefeituras também receberão formulários para que apresentem seus pleitos ao Conselho Metropolitano. A intenção é que as as reuniões do Conselho ocorram a cada três meses.
“O que a gente pretende trabalhar aqui tem a prevalência do interesse comum, diante do interesse individual de cada uma das cidades. Embora cada um seja gestor de uma cidade diferente, o nosso povo se desloca entre as nossas cidades o tempo inteiro para o estudo, trabalho, moradia e essa mobilidade é que nos faz ser uma uma grande cidade complexa. A governança metropolitana exige de nós a capacidade de compreendermos que não conseguiremos resolver os nossos problemas sozinhos”, ressaltou a governadora na abertura da reunião.
De acordo com ela, o trabalho tem que ser focado já neste primeiro semestre. “A nossa proposta é de compartilhar diagnósticos, compartilhar problemas, mas sobretudo nos dar as mãos pra compartilhar soluções”, assinalou Raquel.
Na apresentação, a governadora disse que serão priorizados cinco eixos e diversas áreas que atendem aos interesses comuns dos 14 municípios que integram a Região Metropolitana. Num deles, citou a construção de creches nas fronteiras. Também destacou a importância da distribuição de água e a melhoria da mobilidade.